O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse desejar que o próximo papa seja igual a Francisco, pontífice enterrado neste sábado, 26. “Quisera Deus que o próximo papa fosse igual a ele, com o mesmo coração dele, os mesmos compromissos religiosos dele, com os mesmos compromissos com o combate à desigualdade”, disse Lula em Roma, onde acompanha o funeral de Francisco.
Lula disse ainda ter “um apreço muito grande pelo comportamento como homem, como religioso” de Francisco, e afirmou que o acompanhamento do cortejo fúnebre “foi uma dívida que nós pagamos a um homem que prestou serviços à humanidade”.
A comitiva do presidente em Roma contou com a presença de quatro ministros de Estado, dos chefes dos Três Poderes e dez parlamentares. Além deles, participaram do ato a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e o embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da assessoria especial da Presidência da República.
Em nota de pesar pelo falecimento de Francisco, Lula já havia dito que o papa foi uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”. “O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, disse o presidente, que decretou um luto oficial no País de sete dias como homenagem ao pontífice.
Em Roma, Lula também comentou sobre o encontro entre Donald Trump e Volodmir Zelenski. Os presidentes dos Estados Unidos e Ucrânia, respectivamente, se reuniram na manhã deste sábado antes do início do funeral. O petista criticou os chefes de Estado pela falta de consenso a uma solução de paz e defendeu mais negociações para a resolução do conflito provocado pela invasão da Rússia à Ucrânia.
“O Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois sentem na mesa de negociação e encontrem uma solução não só para Ucrânia e para Rússia, mas também para a violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza”, afirmou Lula.
Por: Estadão Conteúdo
Nunca se falou tanto em morar bem. O mercado brasileiro de design e arquitetura cresce…
Os irmãos Álvaro Jabur Maluf Júnior e Paulo Jabur Maluf, donos da Camisaria Colombo, são…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 21 que é "muito difícil,…
Nesta quarta-feira, 20, uma equipe da CPE 90 realizou patrulhamento tático no Bairro Amigo, região…
A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo exonerou, a pedido, o auditor fiscal…
O consumo nos lares brasileiros avançou 4% em julho na comparação com igual mês de…
This website uses cookies.