Os eleitores da Califórnia decidirão em novembro se aprovam o redesenho dos distritos eleitorais do Estado. A mudança foi projetada para ajudar os democratas a ganhar mais cinco cadeiras na Câmara dos Estados Unidos em 2026. A iniciativa é uma resposta à medida tomada pelos republicanos do Texas, que estão refazendo os mapas eleitorais a pedido do presidente Donald Trump. As medidas têm como objetivo ajudar os partidos rivais nas eleições legislativas do ano que vem.
Os deputados da Califórnia aprovaram na quinta-feira, 21, a legislação que convoca a eleição especial. O governador democrata Gavin Newsom, que liderou a campanha a favor do redesenho do mapa, rapidamente sancionou o texto.
“Isso não é algo que há seis semanas eu imaginaria que estaria fazendo”, disse Newsom. “Esta é uma reação a um ataque à nossa democracia no Texas.” Os republicanos, que entraram com uma ação judicial e pediram uma investigação federal sobre o plano do governador californiano, prometeram lutar contra a medida nas urnas também.
Os mapas redesenhados do Texas ainda precisam de uma votação final no Senado estadual, que é controlado pelos republicanos. A proposta passou por um comitê na quinta e deve ser levada a plenário nesta sexta-feira, 22. Fonte: Associated Press.
Por: Estadão Conteúdo
As cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) iniciaram a vacinação-piloto com o imunizante de…
Diretores, coordenadores, professores especializados em atendimento inclusivo, profissionais de apoio à inclusão e apoio à…
Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na recaptura de um foragido da…
Uma ocorrência inusitada mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar em Goianésia, no início da tarde…
Há 5 anos, o Brasil dava seus primeiros passos rumo ao fim de um pesadelo.…
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação…
This website uses cookies.