Os eleitores da Califórnia decidirão em novembro se aprovam o redesenho dos distritos eleitorais do Estado. A mudança foi projetada para ajudar os democratas a ganhar mais cinco cadeiras na Câmara dos Estados Unidos em 2026. A iniciativa é uma resposta à medida tomada pelos republicanos do Texas, que estão refazendo os mapas eleitorais a pedido do presidente Donald Trump. As medidas têm como objetivo ajudar os partidos rivais nas eleições legislativas do ano que vem.
Os deputados da Califórnia aprovaram na quinta-feira, 21, a legislação que convoca a eleição especial. O governador democrata Gavin Newsom, que liderou a campanha a favor do redesenho do mapa, rapidamente sancionou o texto.
“Isso não é algo que há seis semanas eu imaginaria que estaria fazendo”, disse Newsom. “Esta é uma reação a um ataque à nossa democracia no Texas.” Os republicanos, que entraram com uma ação judicial e pediram uma investigação federal sobre o plano do governador californiano, prometeram lutar contra a medida nas urnas também.
Os mapas redesenhados do Texas ainda precisam de uma votação final no Senado estadual, que é controlado pelos republicanos. A proposta passou por um comitê na quinta e deve ser levada a plenário nesta sexta-feira, 22. Fonte: Associated Press.
Por: Estadão Conteúdo
O judô brasileiro terminou o primeiro dia do Grand Prix de Lima, no Peru, com…
O astro Novak Djokovic (nº 5 do mundo) ficou pelo caminho no Masters 100 de…
O Palmeiras goleou o Juventude por 4 a 1 em jogo atrasado da 12ª rodada…
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro fez um discurso durante evento do PL Mulher neste sábado, 11,…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 11/10/2025 21:09 Além de estrelar filmes aclamados…
Bruno Rodrigues espantou um fantasma neste sábado. O atacante do Palmeiras marcou, de cabeça, o…
This website uses cookies.