Em recado aos EUA, Brics critica imposição de tarifas unilaterais


Os ministros de finanças e os presidentes dos Bancos Centrais do Brics desaprovaram o aumento unilateral de tarifas que “distorcem o comércio” e são “inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC)”. Mesmo sem citar diretamente os Estados Unidos, a mensagem é uma referência clara às políticas tarifárias impostas pelo governo de Donald Trump desde o início do ano.

A declaração é parte do documento ministerial publicado neste sábado (5), ao fim do encontro no Rio de Janeiro que precede à Cúpula dos Líderes do Brics, no domingo (6) e segunda (7).

“Os membros do BRICS demonstraram resiliência e continuarão a cooperar entre si e com outros países para salvaguardar e fortalecer o sistema multilateral de comércio não discriminatório, aberto, justo, inclusivo, equitativo, transparente e baseado em regras, tendo a OMC como seu núcleo, evitando guerras comerciais que possam mergulhar a economia global em recessão ou prolongar ainda mais o crescimento contido”, diz o trecho do documento sobre o tema.

Além do documento ministerial, foram publicados outros dois documentos específicos sobre a revisão das cotas do FMI e de apoio à Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Cooperação Tributária Internacional.

Na publicação que defende a reforma do sistema financeiro internacional, os ministros do Brics dizem que as cotas do FMI não acompanham o crescimento acelerado dos mercados emergentes e das economias em desenvolvimento.

“O realinhamento de cotas deve refletir as posições relativas dos membros na economia global, protegendo ao mesmo tempo as cotas dos membros mais pobres. Uma fórmula de cotas simples, equilibrada e transparente, que considere fatores e variáveis ​​relevantes, como o PIB dos membros em Paridade do Poder do Povo (PPP), deve servir como uma ferramenta orientadora em um processo inclusivo de realinhamento de cotas”, diz um trecho.

A declaração sobre cooperação tributária defende um sistema internacional mais inclusivo, com transparência fiscal e fomento do diálogo global, que contribuam para redução das desigualdades.

“Nossos esforços devem promover a assistência mútua eficaz em questões tributárias, aumentar a transparência e combater os fluxos financeiros ilícitos relacionados a impostos, bem como coibir práticas tributárias prejudiciais e a evasão fiscal, inclusive por parte de indivíduos com alto patrimônio líquido”, diz um trecho.

COP 30

Na declaração principal dos ministros, a COP 30, que será realizada em novembro em Belém, também aparece como tema de destaque. Eles defendem maior envolvimento dos ministérios da Fazenda e dos Bancos Centrais nas discussões, especialmente quanto ao objetivo de alcançar 1,3 trilhão em financiamento climático.

“Reconhecemos também a necessidade de enfrentar os desafios estruturais decorrentes das mudanças climáticas e das transições energéticas, da biodiversidade e da conservação da natureza, das mudanças demográficas e da digitalização, entendendo que lidar com eles também apresenta oportunidades significativas de investimento e crescimento em desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”, diz o trecho.



Fonte: Agência Brasil

Dener Rafael

Recent Posts

PGR denuncia ex-assessor de Moraes por violar sigilo funcional e obstruir a Justiça

Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 13:01 O procurador-geral da República, Paulo…

30 minutos ago

Schroder diz que não se sente reconhecido como Nowitzki na Alemanha: ‘Tenho a pele escura’

Um dos destaques do Sacramento Kings e da seleção alemã de basquete, Dennis Schroder afirmou…

48 minutos ago

Sem ajuste fiscal, dívida dos EUA pode atingir nível insustentável, alerta estudo

Se o ajuste fiscal dos Estados Unidos for adiado, a dívida pública da maior economia…

1 hora ago

Modi desafia startups de tecnologia espacial a construir cinco unicórnios em 5 anos

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, desafiou startups de tecnologia espacial a construir cinco "unicórnios",…

1 hora ago

Veja qual é a idade certa para realizar a castração do seu pet

Entre os cuidados necessários para manter a saúde dos pets em dia, a castração é…

2 horas ago

Diretor assistente de ‘Emily em Paris’ morre aos 47 anos durante gravações da série

Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 11:36 Diego Borella, diretor assistente da…

2 horas ago

This website uses cookies.