Em podcast, Lula destaca feitos do governo e diz que entrará em 2026 para ganhar


Em entrevista de duas horas ao Podcast Mano a Mano, do rapper Mano Brown, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse acreditar que a regulamentação das redes sociais se dará pelo Supremo Tribunal Federal (STF), porque “o Congresso é mais vulnerável à pressão das empresas do setor”. É a segunda vez que o presidente participa do programa e aproveitou o tempo para destacar as realizações de seu governo: “O PIB da indústria cresceu, o emprego cresceu, mas isso não está chegando à população. Por isso que eu troquei a nossa comunicação”, disse. “Agora a gente tem que baixar o preço do ovo, do café, para que os resultados do governo cheguem à mesa da população.”

Lula creditou o que chamou de “algumas dificuldades” de seu governo à falta de maioria no Congresso Nacional. “O orçamento secreto é um legado do governo passado que, sem maioria no Congresso, a gente não consegue acabar. Já as emendas parlamentares, nós conseguimos um acordo para que elas sejam direcionadas aos projetos do governo.”

Quando perguntado se vê alguém capaz de substituí-lo em 2026, Lula respondeu que se estiver com a saúde e a disposição que está hoje, vai entrar na disputa para ganhar. “Eu vejo a extrema direita falando em Tarcísio (Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo), em Ratinho (Ratinho Jr., governador do Paraná) e em Caiado (Ronaldo Caiado, governador de Goiás). Eles podem falar em quem quiserem, mas qualquer um terá que fazer mais do que eu.”

Lula disse ainda que é favorável à ideia de um dia não haver combustíveis fósseis. “Mas, francamente, sou muito realista, o mundo não está preparado para viver sem petróleo.”

O presidente da República afirmou ainda que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez o correto, ao tentar aumentar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mas não se estendeu sobre o assunto.

Lula disse ainda estar “muito preocupado” com o uso da inteligência artificial nas próximas eleições e que a prioridade de toda a sociedade deve ser combater as distorções que podem ser causadas com o uso indevido da IA.

Foi a segunda participação de Lula no Podcast de Mano Brown, porém, muito mais longa que a participação anterior.

O presidente aproveitou o tempo para divulgar os dados positivos do governo – sobretudo na economia – e encerrou dizendo que, até o fim de seu mandato, a população brasileira vai sentir a mesma “euforia” de quando ele deixou o Planalto em 2010.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Escolas do Futuro abrem mais de 600 vagas para cursos técnicos gratuitos

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com 647 vagas abertas para cursos gratuitos…

4 horas ago

Saúde aumenta vagas do Agora tem Especialistas no Rio de Janeiro

Quatro hospitais da operadora de plano de saúde Hapvida começam nesta sexta-feira (16) a atender…

9 horas ago

INMET emite alerta de chuvas intensas para Goianésia e região para as próximas horas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para o estado…

10 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Antônio Ribeiro da Costa, ocorrido…

10 horas ago

Como economizar no supermercado: estratégias práticas para reduzir gastos em 2026

Economizar no supermercado se tornou uma necessidade para muitas famílias brasileiras no início de 2026.…

12 horas ago

Cidades do CE e MG iniciam vacinação contra dengue com dose única

As cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) iniciaram a vacinação-piloto com o imunizante de…

21 horas ago

This website uses cookies.