A 18ª rodada do Campeonato Brasileiro reserva, neste domingo, um confronto importante para os objetivos distintos de Cruzeiro e Botafogo. O jogo será disputado às 16h, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Vice-líder da competição, com 34 pontos, a equipe mineira tenta reencontrar o caminho da consistência após resultados que acenderam um sinal de alerta. Já o time carioca busca consolidar a ascensão sob o comando de Davide Ancelotti.
Embora ocupe uma posição privilegiada na tabela, o Cruzeiro vive um momento de oscilação. São três partidas consecutivas sem vitória – dois empates e uma derrota – e uma recente atuação sem brilho no empate com o CRB, pela Copa do Brasil, em que o time voltou a apresentar dificuldade na criação ofensiva. O revés de desempenho custou a liderança, e agora a equipe tenta, no Rio, evitar o início de uma sequência negativa que comprometa o equilíbrio construído ao longo do campeonato.
O treinador Leonardo Jardim sabe que precisa de ajustes. Apesar de ter o segundo melhor ataque da liga, com 28 gols, a equipe tem enfrentado dificuldades diante de adversários que se fecham atrás da linha da bola. O próprio técnico admitiu a carência de jogadores com perfil de desequilíbrio individual. “No elenco do Cruzeiro, não conseguimos encontrar esse jogador capaz de enfrentar, driblar, mas temos excelentes jogadores com outras características. Quando o jogo vai para uma situação de bloco muito baixo, temos mais dificuldades”, avaliou.
O lateral Fagner, que sofreu fratura na fíbula da perna direita, desfalca o time. William pode retornar e assumir a vaga. No ataque, Marquinhos, recuperado de virose, disputa posição com Wanderson, enquanto Matheus Pereira é forte candidato a retomar a titularidade na função de articulação. Gabigol, que atuou fora da área contra o CRB, deve voltar ao banco. A expectativa é por um quarteto ofensivo com Matheus Pereira, Kaio Jorge, Christian e um dos pontas.
Do outro lado, o Botafogo tenta aproveitar o embalo da vitória por 2 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil, para firmar sua recuperação no Brasileiro. A equipe soma 26 pontos e ocupa a sexta colocação. Ainda invicta com Ancelotti – duas vitórias e dois empates -, começa a apresentar mais consistência defensiva e alternativas no setor ofensivo.
Uma das dúvidas para o duelo é o volante Danilo, recém-contratado e ainda em processo de recondicionamento físico. O treinador demonstrou otimismo com a estreia do reforço. “Conto com o Danilo contra o Cruzeiro. Ele começou a treinar nesta semana, então tem que ser progressivo. Mas é um jogador que vai ser muito importante para a equipe”, afirmou.
Na lateral esquerda, Alex Telles deve retomar a titularidade, enquanto o setor ofensivo ainda está indefinido. Savarino, em boa fase, briga por vaga com Joaquín Correa. O atacante Jeffinho segue fora, em recuperação de lesão, assim como o zagueiro Bastos.
Além dos aspectos técnicos, a partida também terá um ingrediente especial: a torcida prepara uma homenagem para Savarino, com um bandeirão com a imagem do jogador comemorando um gol marcado sobre o Fluminense, pelo Brasileirão. A ação reforça a identificação do camisa 10 com o torcedor e o papel de protagonismo que pode exercer na sequência da temporada.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CRUZEIRO
BOTAFOGO – John; Vitinho (Mateo Ponte), Kaio Pantaleão, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Newton e Savarino (Joaquin Correa); Artur, Arthur Cabral e Montoro. Técnico: Davide Ancelotti.
CRUZEIRO – Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Gabigol); Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
ÁRBITRO – Matheus Delgado Candançan (SP).
HORÁRIO – 16h.
LOCAL – Engenhão, no Rio (RJ).
Por: Estadão Conteúdo
O Flamengo perdeu a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, ao ser derrotado…
Max Verstappen prevê uma corrida "difícil" neste domingo, ao largar na quinta posição no grid…
Um dos duelos mais aguardados da 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro terminou…
O São Paulo não encontrou dificuldades para superar o Bahia no MorumBis. Construiu com naturalidade…
O goleiro Rafael revelou todo o momento difícil pelo qual o São Paulo passou antes…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste sábado, 25, o movimento palestino Hamas…
This website uses cookies.