Categories: Últimas Notícias

Em julho, teremos leilão do lote Paranapanema; em agosto, do túnel Santos-Guarujá


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou os próximos leilões que devem ocorrer no Estado em sua fala após a disputa pelo Lote Alto Tietê na B3 nesta sexta-feira, 28. Em julho, haverá o pregão do Lote Paranapanema e em agosto, o leilão do túnel imerso Santos-Guarujá. O republicano ainda mencionou que o leilão no novo centro administrativo paulista ocorrerá este ano.

O Lote Paranapanema consiste na concessão público-privada de rodovias atualmente operadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), localizado na região sudoeste de São Paulo, ligando os municípios de Itapetininga e Ourinhos. Já o túnel imerso Santos-Guarujá consiste na parceria com o governo federal para obras que conectem as cidades por vias embaixo dágua.

No leilão de hoje, o Grupo Comporte arrematou a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens urbanos do Estado de São Paulo nesta sexta-feira. Com uma oferta de 2,57% de desconto, desbancou a CCR, única concorrente na disputa. O porcentual será aplicado da mesma forma sobre três itens referentes às contraprestações que o Estado deverá pagar ao concessionário ao longo do contrato.

“Queria agradecer à CCR por fazer essa parceria nesta semana. Obrigado por atender essa série de oportunidades. Quero cumprimentar também o pessoal da Comporte, presente aqui hoje”, disse Tarcísio. “Independente de vencer ou não, o simples fato de estarem aqui conosco hoje já significa muito. Significa que estamos na direção certa, que conseguimos trazer gigantes da mobilidade, empresas de altíssimo nível para participar conosco.”

O projeto prevê R$ 14,3 bilhões em investimentos ao longo de 25 anos de contrato. As linhas leiloadas já estão em operação, então o objetivo da concessão é promover melhorias nas três linhas administradas atualmente pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

“Quando lançamos o programa de parcerias e investimentos, nossa meta era contratar 220 bilhões de reais em investimentos. Hoje, já passamos de 354 bilhões”, afirmou o governador, que também mencionou que o projeto de sua Secretaria de Parcerias em Investimentos é referência na Europa. “Com os investimentos contratados hoje, já chegamos a 84 bilhões em transporte metroviário.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

veja data e horário da estreia em Nova York

O brasileiro João Fonseca vai estrear no US Open na segunda-feira, o segundo dia de…

28 minutos ago

Em evento do PT, Haddad diz que tarifaço de Trump tem ‘objetivo de livrar a cara dos golpistas’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse neste sábado, 23, que as mensagens divulgadas nesta…

34 minutos ago

Presidente do BoJ vê salários subindo e escassez de mão de obra como problema urgente japonês

O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Kazuo Ueda, afirmou que…

52 minutos ago

Rio Tinto suspende atividades em mina SimFer, em Guiné, após morte de prestador de serviços

A mineradora Rio Tinto disse, em comunicado publicado neste sábado, 23, que todas as atividades…

1 hora ago

Zelenski diz que EUA e parceiros europeus estão trabalhando em garantias de segurança

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, afirmou que equipes da Ucrânia, dos EUA e de parceiros…

2 horas ago

Corinthians vence Grêmio e conquista Brasileiro Feminino Sub-17

O Corinthians derrotou o Grêmio por 2 a 0, neste sábado (23) no estádio Francisco…

2 horas ago

This website uses cookies.