Quem nunca ouviu que “cão e gato são inimigos mortais”? Em Goianésia, essa ideia caiu por terra. No bairro Amigo, na região oeste da cidade, uma cena curiosa e comovente chamou atenção: uma cadela adotou um gato ainda filhote, amamentou-o e, mesmo depois de adulto, o felino continua mamando nela.
O mais intrigante é que a cadela, além de alimentar o gato, também aprendeu a amamentar a si mesma — comportamento incomum que despertou a curiosidade dos moradores e da imprensa local.
A médica veterinária Telma Rezende, da clínica Dr. Pet, explicou que, embora não seja comum, casos assim são possíveis. O estímulo da sucção, feito pelo gato, pode induzir a produção de leite, especialmente se a cadela passou por uma gestação, perdeu filhotes ou está em pseudociese (gravidez psicológica).
Segundo a especialista, apesar da cena parecer fofa, existem riscos: A sucção pode provocar infecções bacterianas graves nas mamas da cadela, além de que, o leite não oferece nutrição adequada para o gato adulto, servindo apenas em situações extremas de sobrevivência.
Evitar que o gato adulto mame na cadela, castrar a cadela para interromper a produção de leite, e usar métodos de afastamento, como aplicação de babosa ou sprays de gosto amargo, foram algumas recomendações feitas pela veterinária para evitar o comportamento.
Telma Rezende também explicou que o ato da cadela de mamar em si mesma pode estar ligado à pseudociese ou a questões comportamentais, como ansiedade por separação ou sensação de abandono.
Apesar dos cuidados necessários, a amizade inusitada entre os dois animais mostra que, na vida real, cão e gato podem sim viver em paz – e até como mãe e filho.
Confira a reportagem completa abaixo. A reportagem de João Vitor.