O tão aguardado Athletiba 360 no Couto Pereira, válido pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi frio em chances de gol e quente nas entrelinhas. Em um jogo onde os goleiros não trabalharam muito, o clima esquentou em campo e nas arquibancadas, deixando o clássico quente e o bom futebol de lado. Em campo, as equipes não conseguiram entregar bom futebol e acabaram empatando por 0 a 0.
O resultado manteve o Coritiba na liderança da Série B, agora com 57 pontos. Do outro lado, com 50, o Athletico parou em oitavo e neste momento fica quatro atrás do Novorizontino, primeiro time no G-4.
O Athletiba entregou o que todos esperavam: muita disputa entre os adversários. Porém, o grande número de faltas e cartões tornou o jogo tenso e a partida ficou amarrada na primeira etapa, que quase teve o placar inaugurado no primeiro minuto, quando Pedro Morisco errou na saída de bola, Viveros recuperou e tocou para o meio, mas ninguém chegou a tempo.
Jogando em casa, o Coritiba foi quem propôs mais jogo nos minutos iniciais, mas viu Bruno Melo ser expulso aos 25 minutos, quando impediu lateral rápido de Benavídez e recebeu o segundo amarelo. Em superioridade numérica, o Athletico foi ao ataque e quase abriu o placar do clássico aos 28, com Dudu, que parou em boa defesa de Morisco.
Entretanto, as equipes não conseguiram encontrar objetividade, desperdiçando oportunidades, e o clássico paranaense foi para o intervalo sem bola na rede.
Na volta para a segunda etapa, porém, o jogo esquentou ainda mais. Aos quatro, Sabástian Gómez chutou de fora da área e levou muito perigo ao Athletico. A resposta do time da Arena da Baixada veio logo depois, quando Viveros recebeu em velocidade, Jacy travou e a bola foi para fora.
O lance, entretanto, foi para revisão do VAR, em possível pênalti no atacante colombiano, gerando mais uma reviravolta: Daronco viu falta de Viveros em Maicon no início do lance e frustrou o time visitante. Logo depois, aos 14, o clima esquentou ainda mais quando um torcedor do Coritiba atirou um cigarro eletrônico na cabeça de Odair Hellmann, parando o jogo mais uma vez.
Com bola rolando, o Athletico dominou a posse, mas quem criou mais perigo foi o Coritiba, que não chegou a fazer Santos trabalhar. Assim, com um jogo truncado até o fim, os rivais não saíram do zero no Couto Pereira.
O empate manteve a larga vantagem do time do Couto Pereira no retrospecto do Athletiba. No total, em 360 encontros, o Coritiba tem 138 vitórias, contra 115 do Athletico e mais 107 empates.
Após mais um clássico, as equipes agora terão uma semana cheia de preparação para seus próximos desafios na Série B. No sábado, o Coritiba vai até o Raulino de Oliveira encarar o Volta Redonda, às 16h. Já na segunda-feira (27), a partir das 21h30, o Athletico volta à Arena da Baixada para enfrentar o Amazonas.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 X 0 ATHLETICO-PR
CORITIBA – Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Jacy e Bruno Melo; Sebastián Gómez, Machado (Carlos de Pena) e Josué (Vini Paulista); Gustavo Coutinho (Lucas Ronier), Clayson (Tiago Cóser) e Iury Castilho (Zeca). Técnico: Mozart.
ATHLETICO-PR – Santos; Arthur Dias (Madson), Aguirre e Léo; Benavídez (Velasco), Dudu, Patrick (Luiz Fernando), Zapelli e Léo Dérik (Leozinho); Viveros e Julimar (Alan Kardec). Técnico: Odair Helmann.
CARTÕES AMARELOS – Tiago Cóser, Sebastián Gómez e Carlos de Pena (Coritiba); Arthur Dias, Léo Derik, Zapelli, Santos e Aguirre (Athletico).
CARTÃO VERMELHO – Bruno Melo (Coritiba).
ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS).
RENDA – R$ 1.822.060,00.
PÚBLICO – 38.762 torcedores.
LOCAL – Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Por: Estadão Conteúdo