Em clássico com duas expulsões, Bahia bate o Vitória e cola no G-4 do Brasileirão


Bahia e Vitória fizeram um clássico nervoso do início ao fim neste domingo. O time tricolor, mesmo jogando com um a menos boa parte do tempo, venceu o duelo por 2 a 1 e fez a festa com a sua torcida. A partida, realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), foi válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Este foi o 503º ‘Ba-Vi’ em 93 anos de história. Agora, o Bahia tem 196 triunfos, enquanto o Vitória levou a melhor 153 vezes, além de 154 empates. A última vez que o Vitória bateu o Bahia foi em 31 de março de 2024, quando fez 3 a 2 pelo Campeonato Baiano.

O Bahia teve um jogador expulso nos primeiros minutos e ficou em desvantagem numérica até a metade do segundo tempo. Todos os gols, porém, saíram enquanto o Bahia estava com um a menos. Erick Pulga abriu o placar para o time tricolor, Renato Kayzer empatou, mas Michel Araújo definiu o confronto.

O Bahia, que vinha de derrota para o Flamengo, por 1 a 0, se reabilita e chega a 15 pontos. Já o Vitória, que bateu o Vasco por 2 a 1 na última rodada, volta a perder e segue com nove pontos, ameaçado pela zona de rebaixamento.

Todo mundo esperava um clássico quente, mas talvez nem tanto, principalmente no início da partida. Logo aos dois minutos, o VAR chamou o árbitro para analisar a agressão de Jean Lucas, do Bahia, em Baralhas, do Vitória. O árbitro concordou com o VAR e expulsou o jogador tricolor por soco nas costas do adversário após cobrança de lateral no setor ofensivo rubro-negro.

Apesar disso, quem marcou o primeiro gol foi o Bahia. Aos 22 minutos, a jogada começou com talento de Everton Ribeiro, que limpou o adversário na direita e acionou Caio Alexandre perto da área. Ele cruzou para a área e Erick Pulga, mesmo um pouco distante do gol e sem jeito, conseguiu uma linda cabeçada no ângulo para fazer um belíssimo gol.

Mesmo com a vantagem numérica, o Vitória não conseguia responder e o técnico Thiago Carpini tirou o volante Baralhas para a entrada do atacante Erick. Foi dele um chute de fora da área para defesa tranquila do goleiro. Osvaldo e Lucas Halter também tentaram, sem sucesso.

A conversa no intervalo funcionou e o Vitória voltou disposto a reagir no segundo tempo. Logo no começo, Kayzer recebeu na área e chutou prensado. A bola ficou viva no meio e Erick finalizou, mas para fora, perdendo grande chance. Depois, Lucas Halter acertou a trave ao completar escanteio e, no rebote, o goleiro Marcos Felipe defendeu chute de Gustavo Mosquito, salvando o Bahia.

Mas aos oito minutos, o placar ficou novamente igual. Em cobrança de falta de longe, Osvaldo levantou a bola na área e Renato Kayzer saiu de atrás para aparecer na pequena área e completar de chapa.

A vantagem, entretanto, não durou muito porque o Bahia voltou à frente do placar aos 20 minutos. A defesa do Vitória se atrapalhou dentro da área e não conseguiu afastar. Até que a bola chegou em Michel Araújo. De frente para o gol, ele não desperdiçou e chutou no alto.

Aos 25, o que já estava ruim para o Vitória, ficou pior. Pepê, volante do Vitória, foi expulso após soco na perna de Acevedo. Mesmo assim, o time rubro-negro assustou em bomba de Erick defendida por Marcos Felipe, que ainda salvou o Bahia novamente no rebote à queima-roupa de Claudinho.

O Vitória ainda tentou buscar o empate com cabeçada de Edu e chute de Gustavo Mosquito, mas não conseguiu evitar a derrota. Na décima rodada, os dois times jogam no domingo. Às 11h, o Bahia visita o Grêmio na arena adversária, em Porto Alegre (RS). Mais tarde, às 18h30, o Vitória recebe o Santos no Barradão, em Salvador (BA).

O Bahia, porém, entra em campo antes, na quarta-feira, às 19h30, quando faz o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, diante do Paysandu, na Arena Fonte Nova. No primeiro duelo, os baianos venceram por 1 a 0 e agora jogam por um empate.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 2 X 1 VITÓRIA

BAHIA – Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Michel Araújo) e Cauly (Erick); Lucho Rodríguez (Tiago) e Erick Pulga (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.

VITÓRIA – Lucas Arcanjo; Claudinho (Carlos Eduardo), Edu, Lucas Halter e Jamerson; Ricardo Ryller (Pepê), Ronald Lopes e Baralhas (Erick); Wellington Rato (Gustavo Mosquito), Renato Kayzer e Osvaldo (Janderson). Técnico: Thiago Carpini.

GOLS – Erick Pulga, aos 22 minutos do primeiro tempo. Renato Kayzer, aos oito, e Michel Araújo, aos 20 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Gilberto e Erick Pulga (Bahia). Claudinho, Ronald Lopes e Erick (Vitória).

CARTÕES VERMELHOS – Jean Lucas (Bahia). Pepê (Vitória).

ÁRBITRO – Ramon Abatti Abel (SC).

RENDA – R$ 1.772.206,00.

PÚBLICO – 47.796 torcedores.

LOCAL – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

IPC-S desacelera a 0,63% na 1ª quadri de outubro, após alta de 0,65% no fim de setembro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou a 0,63% na primeira quadrissemana de…

24 segundos ago

Vallourec e Petrobras firmam contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre

A Vallourec e a Petrobras celebraram contrato de compra e venda de gás natural no…

9 minutos ago

Napoli negociou a contratação de Neymar, mas desistiu para acertar com De Bruyne, diz jornal

Quando Neymar voltou ao Santos no início do ano, o clube da baixada fez questão…

11 minutos ago

Bombeiros são acionados para controlar incêndio em depósito de reciclagem no Parque das Palmeiras

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta quarta-feira, 08, um depósito de reciclagem…

18 minutos ago

Mulher é vítima de sequestro-relâmpago em estacionamento de supermercado na zona sul de SP

Uma mulher de 58 anos foi vítima de um sequestro-relâmpago ao sair do estacionamento de…

24 minutos ago

Inadimplência sobe a 30,5% em setembro, maior patamar da série histórica, diz CNC

Os brasileiros ficaram mais endividados e mais inadimplentes em setembro, segundo a Confederação Nacional do…

25 minutos ago

This website uses cookies.