GOIANÉSIA

Em ação movida pelo MP, Justiça determina que Estado dê destinação pública a prédio do Credeq em Goianésia

A partir de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) contra o Estado de Goiás, a Justiça determinou que sejam garantidos o funcionamento e a operacionalização do edifício do Centro de Referência em Dependência Química (Credeq), localizado em Goianésia. O prédio, construído com investimento público de aproximadamente R$ 28 milhões, estava abandonado desde sua inauguração, em 2018.

A ação foi ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Goianésia após diligências confirmarem o abandono total da estrutura, que possui mais de 2 mil m² e inclui salas climatizadas, piscinas, quadras, academia e playgrounds. Durante as investigações, foi verificada uma acentuada deterioração na estrutura do local, que permanecia sem energia elétrica e água.

A promotora de Justiça Gisele de Sousa Campos Coelho sustenta que o abandono do imóvel representa uma ofensa ao princípio da eficiência e, de forma transversa, ao princípio da dignidade da pessoa humana. “O imóvel custou aos cofres públicos aproximadamente R$ 28 milhões, sendo o mais cristalino exemplo de desperdício de recursos públicos”, afirma a promotora, no documento.

O MPGO apontou ainda que, desde a conclusão da obra em 2018, o imóvel nunca foi afetado ou destinado ao atendimento de uma finalidade pública, permanecendo abandonado ano após ano. Segundo a promotora, durante a tramitação do inquérito civil, não se observou vontade real por parte da administração pública estadual em realizar a efetiva utilização do espaço construído.

Inicialmente, foi concedido o pedido liminar para determinar ao Estado de Goiás que apresentasse plano de trabalho, devidamente estruturado, com a finalidade de promover a efetiva afetação do imóvel do Credeq ao atendimento de alguma finalidade pública, sob pena de multa.

Na análise da ação, a juíza Patrícia Gonçalves de Faria Barbosa destacou que, uma vez disponibilizados os meios necessários para sua concretização – como, por exemplo, a construção do edifício –, fica evidente que o gestor se encontra vinculado à destinação pública do bem.

Durante o trâmite processual, o Estado apresentou o Termo de Cessão de Uso 15/2024, no qual cedeu ao município de Goianésia a utilização do imóvel, a título precário e gratuito, para instalação de um Centro Tecnológico de Referência (CTR).

Diante disto e reconhecendo a necessidade de intervenção judicial para compelir ao Estado de Goiás a promover a afetação pública do imóvel, o qual continua sob sua propriedade, a magistrada proferiu sentença que confirmou a liminar e determinou que o Estado garanta o atendimento de alguma finalidade pública para o edifício, por meio da instalação e execução de políticas públicas voltadas à população. A sentença será submetida ao reexame necessário no segundo grau, conforme previsto no Código de Processo Civil.

Por: Mariani Ribeiro | Assessoria de Comunicação Social do MPGO

Dener Rafael

Recent Posts

Brasil ultrapassa 30 milhões de gatos domésticos

A população de gatos no Brasil cresceu 5,4% nos últimos anos, passando de 29,2 milhões…

1 hora ago

Primeira Caravana Empreender com Você 2026 atendeu a Feira Hippie e Região da 44 | ASN Goiás

A capital goiana recebeu nesta sexta e sábado, dias 6 e 7, a Caravana Empreender…

3 horas ago

Vereadora Taíza Andrade propõe criação do aplicativo Tapa Buracos em Goianésia

A Câmara Municipal aprovou o requerimento da vereadora Taiza Aparecida de Andrade que solicita a…

4 horas ago

Jalles promove formação profissional para mulheres em Goianésia

A Jalles está com inscrições abertas para um curso gratuito de capacitação profissional exclusivo para…

5 horas ago

Cinco morrem e 11 ficam feridos em grave acidente na BR-020

Cinco pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas após um grave sinistro de trânsito registrado…

13 horas ago

Por iniciativa do MPGO, unidade prisional de Goianésia recebe doação de livros para fortalecimento de projeto de remição da pena pela leitura

A unidade prisional de Goianésia recebeu recentemente doação de livros da Citadel Grupo Editorial, destinada…

14 horas ago

This website uses cookies.