Os 4.150 metros de altitude da cidade de El Alto pesaram muito e o Brasil foi derrotado por 1 a 0 pela Bolívia, na noite desta terça-feira (9), na 18ª, e última, rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Com este resultado a seleção brasileira fechou a participação na competição na 5ª colocação com 28 pontos.
¡Una victoria histórica que mantiene vivo el sueño mundialista! ✨🇧🇴#EliminatoriasSudamericanas pic.twitter.com/6zhdZPHTVb
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) September 10, 2025
Diante de uma Bolívia que sonhava com a classificação para a Repescagem da Copa de 2026 e claramente sentindo os efeitos da altitude da cidade de El Alto, a equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti se limitou a se fechar na defesa no primeiro tempo.
Porém, a estratégia brasileira falhou aos 46 minutos, quando o volante Bruno Guimarães cometeu falta no lateral Roberto dentro da área. Após análise do VAR (árbitro de vídeo), o juiz da partida confirmou o pênalti. Miguelito cobrou no canto e superou o goleiro Alisson para marcar o único gol da partida.
¡Mucho gusto, Miguel Terceros! 🤝👋
🇧🇴 1-0 🇧🇷#EliminatoriasSudamericanas pic.twitter.com/zonLd5Klb6
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) September 10, 2025
Após o intervalo Ancelotti deu novo ânimo à seleção brasileira ao promover a entrada de jogadores descansados. Porém, as mudanças não foram suficientes para evitar a vitória da Bolívia, que conseguiu confirmar a passagem para a Repescagem.
Classificação final
Com o final da 18ª rodada das Eliminatórias, a competição terminou com a seguinte classificação. A Argentina ficou na 1ª colocação com 38 pontos, o Equador aparece em 2º com 29, a Colômbia é a 3ª com 28, mesma pontuação do Uruguai (4º colocado), do Brasil (5º) e do Paraguai (6º). Todos estes confirmaram a classificação direta para a Copa de 2026. Já a Bolívia ficou na 7ª colocação com 20 pontos, seguindo para a Repescagem.
¡Resultados finales de las #EliminatoriasSudamericanas! 🔚
Resultados finais das #EliminatoriasSudamericanas! ✍️ pic.twitter.com/wPZFHDNycf
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) September 10, 2025
Fonte: Agência Brasil