Egito bate Djibuti com 2 gols de Salah e é a 19ª seleção classificada à Copa do Mundo de 2026


Primeira seleção africana/asiática a disputar uma Copa do Mundo, o Egito está confirmado na edição de 2026, com sedes nos Estados Unidos, México e Canadá – será a quarta disputa em sua história. A vaga dos faraós veio com vitória tranquila sobre o lanterna Djibuti, em Casablanca, no Marrocos, por 3 a 0 em dia de brilho de Mohamed Salah. Já são 19 países garantidos na competição.

A seleção do ídolo e capitão Salah, do Liverpool, já havia disputado as edições de 1934, 1990 e 2018 e volta à Copa do Mundo após ficar fora da edição passada, disputada no Catar – perdeu a disputa de vaga em mata-mata com Senegal nas penalidades – e vencida pela Argentina em decisão contra a França.

O Egito se junta ao Marrocos e à Tunísia, representantes africanas que haviam se garantido na rodada anterior das Eliminatórias. É o 19° esquadrão classificado para a Copa do Mundo de 2026, que contará com 48 participantes pela primeira vez na história, o que abre chances para muitos países sonharem com vaga.

Depois de frustrar seus torcedores e adiar a classificação ao não sair do 0 a 0 com Burkina Faso na rodada passada, fora de casa, os egípcios precisaram de somente 13 minutos para encaminhar a vaga, com gols de Adel, de cabeça, e Mohamed Salah, em batida rasteira. O segundo tempo era de administração da vantagem, mas ainda deu tempo de Salah ampliar, após lançamento longe e lindo toque de primeira. No fim, a festa foi tímida em um estádio às moscas.

Com o triunfo, o Egito subiu para 23 pontos, restando somente três em disputa, com cinco de vantagem sobre a vice-líder Burkina Faso – bateu Serra Leoa por placar mínimo, gol de Zougrana.

GANA QUASE LÁ

Gana também ficou bastante perto da vaga. Na verdade, cumpriu seu papel de ganhar da República Centro-Africana, fora de casa, por imponentes 5 a 0, gols de Salisu, Partey, Djikue, Ayew e Sulemana. Ocorre que, também como visitante, Madagáscar passou por Comores, com 2 a 1, levando a definição à última rodada. As seleções estão separadas por três pontos (22 a 19) e os ganeses necessitam apenas da igualdade contra Comores, no domingo, para carimbar o passaporte.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Flamengo atropela Madureira e disputa final do Carioca com Fluminense

Jogando em ritmo de treino, o Flamengo goleou o Madureira pelo placar de 8 a…

2 horas ago

CDE aprova Relatório de Gestão 2025 do Sebrae Goiás e reforça compromisso com a transparência | ASN Goiás

O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás (CDE) realizou, no dia 26 de fevereiro, sua…

8 horas ago

Boxe brasileiro abre temporada com 5 pódios em competição na Bulgária

O boxe brasileiro enfileirou quatro medalhas de prata e uma de bronze no tradicional Torneio…

8 horas ago

Goiás Solidário realiza mais de mil atendimentos gratuitos em Goianésia

A cidade de Goianésia recebeu neste domingo, 01, mais uma edição do projeto Goiás Solidário,…

10 horas ago

Regras que pescador precisa observar com o fim da piracema

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) alerta que terminou no…

13 horas ago

Mecaniza Campo entrega R$ 8,5 milhões em máquinas a produtores de 23 municípios goianos – Portal Goiás

De 2019 a 2025, programa beneficiou 246 municípios com 1.308 equipamentos, reforçando mecanização rural em…

14 horas ago

This website uses cookies.