Egito bate Djibuti com 2 gols de Salah e é a 19ª seleção classificada à Copa do Mundo de 2026


Primeira seleção africana/asiática a disputar uma Copa do Mundo, o Egito está confirmado na edição de 2026, com sedes nos Estados Unidos, México e Canadá – será a quarta disputa em sua história. A vaga dos faraós veio com vitória tranquila sobre o lanterna Djibuti, em Casablanca, no Marrocos, por 3 a 0 em dia de brilho de Mohamed Salah. Já são 19 países garantidos na competição.

A seleção do ídolo e capitão Salah, do Liverpool, já havia disputado as edições de 1934, 1990 e 2018 e volta à Copa do Mundo após ficar fora da edição passada, disputada no Catar – perdeu a disputa de vaga em mata-mata com Senegal nas penalidades – e vencida pela Argentina em decisão contra a França.

O Egito se junta ao Marrocos e à Tunísia, representantes africanas que haviam se garantido na rodada anterior das Eliminatórias. É o 19° esquadrão classificado para a Copa do Mundo de 2026, que contará com 48 participantes pela primeira vez na história, o que abre chances para muitos países sonharem com vaga.

Depois de frustrar seus torcedores e adiar a classificação ao não sair do 0 a 0 com Burkina Faso na rodada passada, fora de casa, os egípcios precisaram de somente 13 minutos para encaminhar a vaga, com gols de Adel, de cabeça, e Mohamed Salah, em batida rasteira. O segundo tempo era de administração da vantagem, mas ainda deu tempo de Salah ampliar, após lançamento longe e lindo toque de primeira. No fim, a festa foi tímida em um estádio às moscas.

Com o triunfo, o Egito subiu para 23 pontos, restando somente três em disputa, com cinco de vantagem sobre a vice-líder Burkina Faso – bateu Serra Leoa por placar mínimo, gol de Zougrana.

GANA QUASE LÁ

Gana também ficou bastante perto da vaga. Na verdade, cumpriu seu papel de ganhar da República Centro-Africana, fora de casa, por imponentes 5 a 0, gols de Salisu, Partey, Djikue, Ayew e Sulemana. Ocorre que, também como visitante, Madagáscar passou por Comores, com 2 a 1, levando a definição à última rodada. As seleções estão separadas por três pontos (22 a 19) e os ganeses necessitam apenas da igualdade contra Comores, no domingo, para carimbar o passaporte.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ata do Fed mostra que não há urgência em encerrar aperto quantitativo

Antes da publicação da ata do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) referente à…

51 segundos ago

5 sucos naturais para potencializar o bronzeado

Alguns sucos naturais podem atuar como aliados para quem deseja conquistar um bronzeado mais bonito…

10 minutos ago

Petróleo fecha em alta com risco geopolítico sobrepondo temores de possível excesso de oferta

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 8, enquanto o prêmio de…

16 minutos ago

La Liga confirma Villarreal x Barcelona nos EUA com aval ‘relutante’ da Uefa

Após aval da Uefa, a La Liga confirmou que a partida entre Villarreal e Barcelona,…

18 minutos ago

Gilmar Mendes defende PEC da Segurança Pública e critica ‘populismo’ sobre o tema

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes defendeu nesta quarta-feira, 8, a aprovação…

19 minutos ago

“Chaminés de fada” em Goiás podem entrar para o Mapa do Turismo – Portal Goiás

Poucas regiões do mundo exibem estruturas grandes como as descobertas em Goiás, que chegam até…

22 minutos ago

This website uses cookies.