É falso que a filha de Barroso mora nos EUA e será deportada


Por Redação O Estado de S. Paulo – 20/07/2025 13:14

A filha do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), não mora nos Estados Unidos e, portanto, não será deportada, ao contrário do que afirmam publicações que circulam nas redes sociais.

Segundo informações disponíveis em seu LinkedIn, Luna van Brussel Barroso cursou pós-graduação na Universidade de Yale, em New Haven, no estado americano de Connecticut, entre 2022 e 2023. Atualmente, é doutoranda em Direito Constitucional na Universidade de São Paulo (USP) e advogada no escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados, criado por antigos sócios do ministro do STF. De acordo com o site do escritório, ela atua na unidade do Rio de Janeiro.

O secretário de Estado do governo de Donald Trump, Marco Rubio, anunciou na sexta-feira, 18, a revogação imediata do visto do ministro Alexandre de Moraes, de seus aliados na Corte e familiares diretos. Publicações que circulam nas redes sociais afirmam, de forma equivocada, que Luna Barroso terá de deixar os Estados Unidos imediatamente.

Rubio não especificou quem seriam os aliados próximos de Moraes, mas o Estadão apurou que, além do próprio ministro, a lista inclui outros sete integrantes do STF: Luís Roberto Barroso, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Edson Fachin – além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. As exceções são André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques.

“(O presidente Trump) deixou claro que seu governo responsabilizará cidadãos estrangeiros que forem responsáveis por censurar a liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos fundamentais dos brasileiros, mas também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir cidadãos americanos. Por isso, ordenei a revogação imediata dos vistos de Moraes, de seus aliados na Corte e de seus familiares diretos”, escreveu Rubio no X.

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu a Trump e Rubio pela medida e disse que o governo americano adotará outras medidas contra Moraes e autoridades brasileiras.

“Muito obrigado presidente Donald Trump e secretário Marco Rubio. Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também – ou quem sabe até perderão seus vistos”, escreveu Eduardo na rede social X, citando uma publicação em que o secretário americano anuncia a revogação do visto de Moraes, “seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos”.

O governo Lula reagiu à revogação dos vistos, dizendo que a interferência de um país no sistema de Justiça de outro é “inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Receitas de Natal: veja como fazer lombo com abacaxi e maionese de salada russa

O lombo de porco é um clássico das festas de fim de ano e ganha…

2 horas ago

Estados Unidos retiram Moraes da lista da Lei Magnitsky

O governo dos Estados Unidos retirou o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),…

2 horas ago

5 dicas para equilibrar lazer e bons hábitos nas férias escolares

As férias escolares são uma oportunidade para desacelerar e aproveitar o tempo livre. Porém, o…

2 horas ago

Secretaria de Esporte de Goianésia lança projetos esportivos no Centro Desportivo

Goianésia recebeu, na manhã desta sexta-feira (12), o lançamento oficial de dois importantes programas esportivos…

3 horas ago

Aids e HIV: veja o que diferencia cada condição

Aids e HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) ainda geram confusão mesmo em um cenário de…

3 horas ago

This website uses cookies.