Segurança

Dona de abrigo de idosos é presa por maus-tratos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), dando prosseguimento à Operação Visita Inesperada, que tem por objetivo a fiscalização sem agendamento prévio em abrigos de longas permanências, e, no intuito de promover o combate aos crimes praticados contra idosos em tais instruções, na tarde desta quinta-feira, 06, deu efetividade a mais uma fase desta ação. As diligências tiveram apoio da Vigilância Sanitária de Goiânia, culminando na prisão em fragrante delito da proprietária de um abrigo particular situado no Setor Bueno, em Goiânia.

A situação do abrigo era de substancial precariedade, com paredes sujas, seringas descartáveis sendo reutilizadas, medicamentos e alimentos vencidos, colchões rasgados, banheiros e outros cômodos com sujeiras acumuladas. O abrigo já havia sido fiscalizado pela Vigilância Sanitária que verificou alguns dos problemas desvelados hoje, notificando a proprietária a sanar todos eles, atribuindo prazo para tanto. Todavia, a situação piorou e alguns familiares dos idosos procuraram a Deai para, anonimamente, informar os maus-tratos, inclusive com alguns deles amarrados em cadeiras e camas.

No local, as equipes da Deai e da Vigilância Sanitária constataram a procedência da notícia crime, e depois de todas as medidas de local, deram voz de prisão à responsável pelo local, devido os elementos de provas demonstrativos das condições precárias – como falta de asseio, alimentação inadequada, falta de atendimento médico com profissionais não habilitados, supostos maus-tratos físicos e psicológicos, além de outras questões.

Os agentes dos órgãos envolvidos na operação identificaram também falhas como a aplicação de medicamentos sem supervisão adequada, a má conservação da dieta parietal, a presença de alimentos não perecíveis vencidos ou armazenados de forma inadequada, além da ausência de barras de proteção em alguns banheiros e a falta de rampas de acesso, comprometendo a acessibilidade dos idosos. Foram apreendidos no local alimentos (dieta), medicamentos, os quais serão encaminhados ao Instituto de Criminalística para exames periciais. A proprietária foi autuada pelos crimes de maus-tratos, contra a saúde pública e relação de consumo.

Fonte:Polícia Civil

Dener Rafael

Recent Posts

Costa Rica abre mercado para castanha-do-Brasil

O Brasil poderá exportar castanha-do-Brasil para a Costa Rica, informaram o Ministério da Agricultura e…

2 minutos ago

Operadoras erguem torre de telefonia em ilha remota, na região de Belém, como legado da COP

As operadoras Vivo, Claro e TIM, e a empresa de infraestrutura para telecomunicações IHS se…

12 minutos ago

Argentina se autodeclara livre da doença à OMSA

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), da Argentina, declarou o fim do…

13 minutos ago

Palmeiras irá à Justiça contra o Flamengo após bloqueio de repasses da Libra

O Palmeiras irá acionar o Flamengo na Justiça após bloqueio dos repasses de uma parcela…

16 minutos ago

O rapper Hungria está sob cuidados médicos após a suspeita de ter ingerido bebida adulterada

O rapper Hungria está internado no Hospital DF Star, em Brasília, com suspeita de ter…

18 minutos ago

9 vitaminas caseiras refrescantes para os dias quentes

As vitaminas são a opção ideal para espantar o calor durante os dias quentes, principalmente…

25 minutos ago

This website uses cookies.