Segurança

Dona de abrigo de idosos é presa por maus-tratos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), dando prosseguimento à Operação Visita Inesperada, que tem por objetivo a fiscalização sem agendamento prévio em abrigos de longas permanências, e, no intuito de promover o combate aos crimes praticados contra idosos em tais instruções, na tarde desta quinta-feira, 06, deu efetividade a mais uma fase desta ação. As diligências tiveram apoio da Vigilância Sanitária de Goiânia, culminando na prisão em fragrante delito da proprietária de um abrigo particular situado no Setor Bueno, em Goiânia.

A situação do abrigo era de substancial precariedade, com paredes sujas, seringas descartáveis sendo reutilizadas, medicamentos e alimentos vencidos, colchões rasgados, banheiros e outros cômodos com sujeiras acumuladas. O abrigo já havia sido fiscalizado pela Vigilância Sanitária que verificou alguns dos problemas desvelados hoje, notificando a proprietária a sanar todos eles, atribuindo prazo para tanto. Todavia, a situação piorou e alguns familiares dos idosos procuraram a Deai para, anonimamente, informar os maus-tratos, inclusive com alguns deles amarrados em cadeiras e camas.

No local, as equipes da Deai e da Vigilância Sanitária constataram a procedência da notícia crime, e depois de todas as medidas de local, deram voz de prisão à responsável pelo local, devido os elementos de provas demonstrativos das condições precárias – como falta de asseio, alimentação inadequada, falta de atendimento médico com profissionais não habilitados, supostos maus-tratos físicos e psicológicos, além de outras questões.

Os agentes dos órgãos envolvidos na operação identificaram também falhas como a aplicação de medicamentos sem supervisão adequada, a má conservação da dieta parietal, a presença de alimentos não perecíveis vencidos ou armazenados de forma inadequada, além da ausência de barras de proteção em alguns banheiros e a falta de rampas de acesso, comprometendo a acessibilidade dos idosos. Foram apreendidos no local alimentos (dieta), medicamentos, os quais serão encaminhados ao Instituto de Criminalística para exames periciais. A proprietária foi autuada pelos crimes de maus-tratos, contra a saúde pública e relação de consumo.

Fonte:Polícia Civil

Dener Rafael

Recent Posts

Ipasgo Saúde lança nova função que facilita o agendamento de consultas – Portal Goiás

Ferramenta “Agenda na Rede Credenciada” permite agendar consultas à distância e atendimentos presenciais (Fotos: Ipasgo)…

3 horas ago

MEC revoga edital para criação de cursos particulares de medicina

O Ministério da Educação (MEC) revogou o edital para a criação de novos cursos de…

3 horas ago

Deputado José Nelto anuncia R$ 1 milhão para a Saúde de Goianésia e novo caminhão-pipa

A abertura oficial do Carnaval de Goianésia, realizada nesta sexta-feira, 13, foi marcada por um…

5 horas ago

Segunda parcela do IPVA 2026 em Goiás vence nesta quinta-feira

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 em Goiás…

6 horas ago

Força Tática recupera veículo com registro de furto/roubo em Goianésia

Um veículo de passeio com registro de furto/roubo foi recuperado pela Força Tática (CB Vieira,…

6 horas ago

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nova indicação terapêutica para a vacina Gardasil 9, que…

15 horas ago

This website uses cookies.