Segurança

Dona de abrigo de idosos é presa por maus-tratos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), dando prosseguimento à Operação Visita Inesperada, que tem por objetivo a fiscalização sem agendamento prévio em abrigos de longas permanências, e, no intuito de promover o combate aos crimes praticados contra idosos em tais instruções, na tarde desta quinta-feira, 06, deu efetividade a mais uma fase desta ação. As diligências tiveram apoio da Vigilância Sanitária de Goiânia, culminando na prisão em fragrante delito da proprietária de um abrigo particular situado no Setor Bueno, em Goiânia.

A situação do abrigo era de substancial precariedade, com paredes sujas, seringas descartáveis sendo reutilizadas, medicamentos e alimentos vencidos, colchões rasgados, banheiros e outros cômodos com sujeiras acumuladas. O abrigo já havia sido fiscalizado pela Vigilância Sanitária que verificou alguns dos problemas desvelados hoje, notificando a proprietária a sanar todos eles, atribuindo prazo para tanto. Todavia, a situação piorou e alguns familiares dos idosos procuraram a Deai para, anonimamente, informar os maus-tratos, inclusive com alguns deles amarrados em cadeiras e camas.

No local, as equipes da Deai e da Vigilância Sanitária constataram a procedência da notícia crime, e depois de todas as medidas de local, deram voz de prisão à responsável pelo local, devido os elementos de provas demonstrativos das condições precárias – como falta de asseio, alimentação inadequada, falta de atendimento médico com profissionais não habilitados, supostos maus-tratos físicos e psicológicos, além de outras questões.

Os agentes dos órgãos envolvidos na operação identificaram também falhas como a aplicação de medicamentos sem supervisão adequada, a má conservação da dieta parietal, a presença de alimentos não perecíveis vencidos ou armazenados de forma inadequada, além da ausência de barras de proteção em alguns banheiros e a falta de rampas de acesso, comprometendo a acessibilidade dos idosos. Foram apreendidos no local alimentos (dieta), medicamentos, os quais serão encaminhados ao Instituto de Criminalística para exames periciais. A proprietária foi autuada pelos crimes de maus-tratos, contra a saúde pública e relação de consumo.

Fonte:Polícia Civil

Dener Rafael

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 17/11/2025

Esta segunda-feira trará um clima leve, permitindo que os nativos de cada signo encontrem mais…

4 horas ago

Flamengo goleia Sport e assume liderança; Palmeira vence Santos

O Flamengo goleou o Sport por 5 a 1, na noite deste sábado (15) na…

12 horas ago

Diogo Moreira conquista Campeonato Mundial de Moto2

O brasileiro Diogo Moreira conquistou, neste domingo (16), o título do Campeonato Mundial de Moto2,…

12 horas ago

Zagueiro Gabriel Magalhães é cortado da seleção brasileira

O zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal (Inglaterra), foi cortado da seleção brasileira por causa de…

15 horas ago

Rayssa Leal conquista etapa do Rio do STU Pro Tour

A maranhense Rayssa Leal brilhou muito na manhã deste domingo (16) e conquistou a etapa…

15 horas ago

Goiás lidera produção nacional de melancia – Portal Goiás

Município de Uruana se destaca na produção nacional de melancia, com colheita em ritmo avançado…

17 horas ago

This website uses cookies.