GOIANÉSIA

“Don Juan” é condenado a mais de 14 anos de prisão por golpes amorosos e financeiros em Goianésia e região

A Justiça de Goianésia condenou Paulo Roberto Tinoco Bonafina, de 59 anos, conhecido nacionalmente como “Don Juan”, a 14 anos, 3 meses e 3 dias de reclusão pelos crimes de estelionato e fraudes financeiras. Ele foi preso pela Polícia Civil de Goiás, por meio da 15ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), de Goianésia, em agosto de 2025, após investigações que revelaram um esquema de golpes aplicados contra mulheres e empresários em Goianésia e cidades próximas.

Bonafina agia seduzindo mulheres com promessas de relacionamento estável, enquanto aplicava golpes financeiros em empresários, oferecendo falsas oportunidades de investimento. Em abril de 2025, uma das vítimas – uma comerciante e seu filho – perdeu mais de R$ 60 mil após acreditar em uma empresa que, segundo as investigações, nunca existiu. Para sustentar o golpe, o criminoso chegou a simular transferências bancárias milionárias.

O investigado possui um extenso histórico criminal, com registros desde 1983 e prisões anteriores em 2004 e 2016 por crimes semelhantes. Nos anos 1990, chegou a ganhar notoriedade nacional por seu envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro com o doleiro PC Farias.

A condenação, proferida em 13 de outubro de 2025 pelo Juiz Érico Mercier Ramos, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Goianésia, teve como base o trabalho de investigação da Delegada Dra. Alanna Delfino Duarte e a denúncia apresentada pela Promotora de Justiça Gisele Campos Coelho.

Com a condenação, a Polícia Civil de Goianésia parabenizou o Ministério Público e o Poder Judiciário pela celeridade do processo e reafirmou seu compromisso com a proteção das vítimas e o combate à criminalidade.

A época de sua prisão, a Corporação também acreditava que Bonafina pudesse ter feito novas vítimas e solicitou que qualquer pessoa lesada procurassee a delegacia mais próxima ou entrassee em contato pelo Disque Denúncia 197.

Inclusive, a divulgação da imagem do condenado (foto acima), chegou a ser divulgada pela Polícia amparada pela Lei nº 13.869/2019 e pelas portarias da DGPC, com o objetivo de identificar outras vítimas.

Dener Rafael

Recent Posts

Sebrae e Instituto Flamboyant fomentam o artesanato estadual | ASN Goiás

Até o dia 31 de janeiro, 28 artistas da Cooperativa de Trabalho de Artesãos do…

2 horas ago

Sinais de que sua piscina precisa de manutenção urgente

Ter uma piscina em casa é sinônimo de lazer, bem-estar e momentos de descanso. No…

3 horas ago

CPE Goianésia prende suspeito por tráfico de drogas e apreende super maconha

A Polícia Militar de Goiás, por meio da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), realizou na…

3 horas ago

Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde estuda revisar as diretrizes e as normas de financiamento da Rede…

11 horas ago

PCGO prende casal por venda de medicamentos sem registro em Rio Verde – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc)…

14 horas ago

This website uses cookies.