Categories: Últimas Notícias

dólar sobe apoiado por dados nos EUA e expectativas de trégua nas tarifas


O dólar operava em alta frente a outras moedas de economias desenvolvidas nesta sexta-feira, 25, revertendo parte das perdas da véspera, em meio à divulgação de dados econômicos acima do esperado nos EUA e à expectativa em torno de desdobramentos da política tarifária. A libra tinha baixa moderada ante o dólar, após alta inesperada nas vendas do varejo no Reino Unido de março.

Por volta das 17h00 (de Brasília), o índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, tinha alta de 0,09%, para 99,471 pontos. A moeda americana se valorizava a 143,57 ienes. O euro caía para US$ 1,1373, enquanto a libra esterlina era negociada em queda, a US$ 1,3328.

Relatos indicam que a China pode isentar tarifas de 125% sobre certos produtos dos EUA, mas a Capital Economics vê isso como um “controle de danos”, e não um sinal real de arrefecimento. Para o ING, o mercado foca nas notícias positivas e ignora “manchetes negativas de Pequim”, o que favorece o dólar.

Já Ulrich Leuchtmann, do Commerzbank, alerta que as políticas de Trump inserem pressão sobre o dólar e até colocam em xeque seu status como moeda de reserva global. “O risco de uma fraqueza significativa do dólar é alto o suficiente para não ser ignorado, especialmente considerando o potencial de valorização do euro frente à moeda americana”.

Para Filip Lagaart, da FXStreet, o DXY parece posicionado para um salto se surgirem manchetes confirmando avanço nas negociações EUA-China, “embora um eventual acordo de paz entre Rússia e Ucrânia possa impulsionar o euro e pesar sobre o índice do dólar”.

Derek Halpenny, do MUFG Bank, alertou que a valorização recente do dólar frente ao iene pode não se sustentar. Para ele, os atuais ganhos refletem otimismo momentâneo com a guerra comercial, mas uma desaceleração da economia dos EUA ainda é esperada, o que tende a manter a volatilidade elevada e favorecer moedas vistas como porto seguro, como o iene.

O dólar canadense permanecia estável, com as vendas no varejo vindo em linha com as projeções. O rublo se valorizava após o Banco Central da Rússia manter a taxa básica de juros em 21% ao ano.

* Com informações da Dow Jones Newswires



Por: Source link

Estadão

Recent Posts

Roteirista de ‘De Volta para o Futuro’ rechaça chances de novo filme

Hollywood encontrou na nostalgia uma fórmula quase infalível para o sucesso, ressuscitando franquias dos anos…

46 minutos ago

Alaba e Mendy vão passar por cirurgia e desfalcam o Real Madrid no Mundial de Clubes

A terça-feira foi de notícias ruins para o Real Madrid. Poucas horas após o zagueiro…

47 minutos ago

Bolsonaro toma água e come gelatina após 17 dias sem comer na UTI por cirurgia no intestino

Após 17 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em…

48 minutos ago

BC mantém juros básicos em 5% ao ano e ressalta cenário de incerteza global

O Banco Central do Chile decidiu nesta terça-feira, 29, por unanimidade, manter sua taxa básica…

56 minutos ago

Ator de ‘Empire’ recusou papel de Marvin Gaye em cinebiografia por beijo gay

O ator Terrence Howard, de Empire e Crash: No Limite, disse recentemente que recusou uma…

2 horas ago

CBF nega uniforme com camisa vermelha para a disputa da Copa do Mundo de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciou pela primeira vez sobre as recentes especulações…

2 horas ago

This website uses cookies.