Djokovic supera desgaste físico, elimina espanhol e vai às quartas do Masters de Xangai


Novak Djokovic continua se superando no Masters 1000 de Xangai. Um dia após dizer que é “brutal” jogar com 80% de umidade na quente competição chinesa sob sol escaldante, o sérvio atuou na jornada noturna, superando o desgaste físico, as dores musculares – precisou de atendimento médico – e o espanhol Jaume Munar por 6/3, 5/7 e 6/2 após 2h41 para se garantir nas quartas de final contra o monegasco Valentin Vacherot.

A todo tempo usando toalhas para secar o suor – trocou diversas camisas ao longo da partida -, o sérvio começou o jogo em alta intensidade e rapidamente abriu vantagem, fechando a primeira parcial em 6 a 3.

Depois de ganhar bem o set inicial, Djokovic acusou o desgaste físico por causa do forte calor e deixou o ritmo cair. Mesmo cansado, salvou um break point com 4 a 3 contra. Ofegante, mas lutando muito, o experiente sérvio se manteve no set graças às boas trocas de pontos, evitando tanta correria.

Mas, a prova que o braço estava mais pesado veio em dois smashs no décimo game. Parou na rede em um e evitou força em outro. Seu técnico a todo tempo o orientava para acalmá-lo diante do aumento das dificuldades. Para ‘desestabilizar’ o oponente, até parou um ponto para secar a quadra.

O físico virou vilão. A cada erro, se amparava agachado, segurando nas pernas. Se jogou ao chão, exausto, ao mandar para fora e perder o serviço e o segundo set, por 7 a 5. O médico teve de retirá-lo da quadra após a correria no ponto e até sua pressão foi medida antes da largada na parcial decisiva.

Acostumado a grandes e longas batalhas, o sérvio precisava se superar diante de um oponente mais inteiro. E largou quebrando após ter o primeiro game praticamente perdido. Munar errou um smash fácil para fechar, com Djokovic já entregue.

O erro do espanhol custou caro. Se poupando e já evitando caminhar até as toalhas para se enxugar – os jovens auxiliares de quadra a levavam até ele -, o cansado Djokovic cresceu na partida, acelerando as jogadas, e logo alcançou a segunda quebra, com 5 a 2. Vibrou erguendo o braço e puxando o ar – pouco antes, foi ao chão mais uma vez no jogo. Fechou por 6 a 2 demonstrando enorme superação. Comemorou batendo no coração, sinalizando todo seu esforço em mais uma longa batalha em Xangai.

SWIATEK ARRASA EM WUHAN E GANHA A 60ª NO ANO

A polonesa Iga Swiatek se garantiu nas oitavas do WTA de Wugan no modo turbo. Depois de frustração em Pequim, na qual era a principal cabeça de chave e caiu diante de Emma Navarro ainda nas oitavas, a polonesa mostrou total concentração para despachar a checa Marie Bouzkova com duplo 6/1 em sua estreia nesta terça-feira.

Depois de ser eliminada ainda na segunda rodada do Aberto de Pequim, com direito a pneu (set por 6 a 0) a russa naturalizada australiana Daria Kasaktina repetiu Bia Haddad e anunciou a antecipação do fim de temporada para cuidar da saúde mental.

“A verdade é que cheguei a um beco sem saída e não consigo continuar. Preciso de uma pausa. Uma pausa da rotina monótona da vida na turnê, das malas, dos resultados, da pressão, dos mesmos rostos (desculpem, meninas), de tudo o que vem com esta vida”, escreveu Kasatkina no Instagram. “A agenda está lotada, estou mental e emocionalmente no limite e, infelizmente, não estou sozinha.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bolsas da Europa fecham sem direção única, em meio a caos político na França

As bolsas da Europa fecharam sem direção nesta terça-feira, 7, com as principais praças perto…

2 minutos ago

4 receitas fáceis com quiabo para variar no almoço ou no jantar

O quiabo é um vegetal nutritivo, rico em fibras, vitaminas e minerais que contribuem para…

11 minutos ago

Energia puxa inflação ao Consumidor no IGP-DI de setembro, afirma FGV

O avanço na tarifa de eletricidade residencial (10,34%), após o desconto nas contas de luz…

17 minutos ago

Alpinistas ficam presos no Monte Everest após nevasca

Mais de 200 alpinistas ainda estão presos no Monte Everest nesta terça-feira, 7, após uma…

18 minutos ago

Chico Buarque, Tony Belotto e Raphael Montes entre os finalistas do Jabuti 2025

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de divulgar os finalistas do Prêmio Jabuti 2025.…

21 minutos ago

Luisa Stefani vence estreia nas duplas do WTA 1000 de Wuhan, na China

Única brasileira no WTA 1000 de Wuhan (China), a tenista Luisa Stefani venceu a estreia…

25 minutos ago

This website uses cookies.