Cavalhadas representam batalha entre mouros e cristãos (Foto: Michely Mattos/Secult)
O Governo de Goiás divulgou, nesta quarta-feira, 21, a programação oficial do Circuito das Cavalhadas 2025. Neste ano, 15 municípios integram o circuito que começa dia 31 de maio, em Luziânia, e termina em 14 de setembro, em Silvânia. Todas as atividades são gratuitas.
O Circuito é uma ação de governo realizada da por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste ano, o objetivo é de avançar na nacionalização do festejo, trabalhando pelo desenvolvimento cultural, turístico e econômico das cidades envolvidas a partir de uma grande campanha de preservação do patrimônio cultural imaterial dos goianos representado pelas Cavalhadas.
“Estamos apostando alto na nacionalização do nosso calendário. Queremos que as Cavalhadas sejam uma porta de entrada para que os visitantes conheçam, a partir desta programação, as belezas dos nossos municípios, bem como a hospitalidade e história dos goianos”, explicou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
O investimento do governo estadual neste ano é de R$ 4 milhões para a realização do festejo nos seguintes municípios: cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Luziânia, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás e Silvânia.
O recurso apoia as prefeituras e associações na preparação do espaço, sinalização, montagem das estruturas e arquibancadas, indumentárias, divulgação, entre outras despesas relacionadas à recepção e segurança do público.
Desde 2019, o Governo de Goiás investe de forma massiva no Circuito das Cavalhadas como projeto de interiorização do apoio cultural e como fomento de cunho educativo e patrimonial para os goianos. Ao todo, foram investidos mais de R$ 15 milhões nesse período para fortalecer o festejo, que neste ano ganha projeção nacional.
Cavalhadas
Na festa em algumas cidades, também há a presença dos Mascarados, que são personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo, promovendo algazarras. As batalhas duram de dois a três dias e, ao final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.
Programe-se para o Circuito das Cavalhadas 2025
Saiba mais
Cavalhadas de Pirenópolis viram jogo de videogame
Secretaria da Cultura – Governo de Goiás
A goleada sofrida pelo Santos no domingo foi a maior derrota de Neymar em sua…
O nome do Santos já foi levado a todos os cantos do mundo, especialmente por…
Nas últimas 48 horas, o Corpo de Bombeiros Militar de Goianésia registrou 13 ocorrências, sendo…
O Baralho Cigano abre espaço para que intuição e sabedoria antiga se encontrem, mostrando sinais…
Um novo episódio envolvendo a família do apresentador Raul Gil ganhou repercussão após sua neta,…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 08:46 As inscrições para o vestibular…
This website uses cookies.