Diplomacia enfraquecida deixa Trump frustrado com guerras no Oriente Médio e na Ucrânia


Um mês após a cúpula no Alasca com o líder da Rússia, Vladimir Putin, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parece desapontado com o fato de sua aposta não ter resultado em paz na Ucrânia. “Ele me decepcionou”, disse Trump nesta semana. “Ele realmente me decepcionou.”

No Oriente Médio, a história é parecida. Não houve mais progresso na região em que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está iniciando uma nova ofensiva na Cidade de Gaza e atacando em toda a região.

“Eles precisam ser muito, muito cuidadosos”, disse Trump depois que Israel atacou o Hamas dentro do Catar, um aliado dos EUA que tem sediado negociações diplomáticas.

Questionado sobre seus objetivos para a próxima Assembleia Geral da ONU, o presidente disse querer a “paz mundial”. Mas os conflitos de maior visibilidade parecem estar escalando em vez de diminuindo.

“Os últimos nove meses de esforços de paz foram apenas um carrossel”, disse Max Bergmann, que foi funcionário do Departamento de Estado sob o presidente Barack Obama e agora trabalha no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington.

Segundo Bergmann, a verdade fundamental é que “tentar alcançar acordos de paz é muito difícil”, e que Trump não se cercou de diplomatas experientes e especialistas em política externa.

Em defesa de Trump, a Casa Branca apontou para comentários de líderes europeus que elogiaram seus esforços para forjar acordos de paz. Trump frequentemente observa que ele contrata “apenas as melhores pessoas”.

Matt Kroenig, um conselheiro sênior de política no Pentágono durante o primeiro mandato de Trump, disse que a audácia do presidente pode trazer resultados, como quando ele exigiu maior gasto com defesa dos aliados europeus.

Trump, no entanto, pode acabar girando em falso em questões mais desafiadoras e eventualmente desistir, como quando ele tentou persuadir Kim Jong Un a acabar com o programa nuclear da Coreia do Norte. Quando se trata de fazer a paz na Ucrânia e em Gaza, Kroenig se perguntou: “Em que ponto ele diz: ‘Isso é muito difícil, vamos seguir para outras questões'”.

No Oriente Médio, Trump está sendo pego no meio de uma situação cada vez mais explosiva. Ele visitou nações árabes, incluindo o Catar, este ano para fortalecer laços, e apoiou as operações militares de Israel em Gaza e no Irã. Mas agora Israel, encorajado por seu sucesso no campo de batalha, está atacando mais amplamente em toda a região, incluindo o recente ataque visando autoridades do Hamas no Catar. Isso colocou em risco as negociações que os Estados Unidos têm tentado impulsionar e abalou a fé dos líderes árabes na capacidade de Trump de influenciar, ou mesmo conter, Netanyahu.

Durante o encontro anual de alto nível da próxima semana na Assembleia Geral, o secretário de Estado, Marco Rubio, e o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, podem esperar ouvir um coro de críticas, com as nações árabes buscando uma mudança mais fundamental na forma como os EUA abordam a região.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PCGO prende produtor rural que recebeu R$ 20 milhões realizando fraudes em Santa Helena – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de…

36 minutos ago

8 dicas para lidar com o luto pela perda de um pet

A perda de um animal de estimação é uma das experiências mais dolorosas que um…

1 hora ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Vagna Pereira da Silva, ocorrido nesta quarta-feira,…

1 hora ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 06/11/2025

Nesta quinta-feira, o movimento dos astros poderá influenciar comportamentos, decisões e relações de formas distintas.…

8 horas ago

Brasileiro: São Paulo arranca empate e impede Fla de assumir liderança

O São Paulo arrancou um empate de 2 a 2 com o Flamengo, na noite…

8 horas ago

Tênis em cadeira de rodas do Brasil soma 3 ouros no Parapan de Jovens

O tênis em cadeira de rodas foi um dos destaques brasileiros desta quarta-feira (5) nos…

10 horas ago

This website uses cookies.