Dino e Gilmar criticam operação no Rio que deixou mais de 100 mortos: ‘lamentável’, ‘terrível’


Os ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticaram nesta quarta-feira, 29, a operação que matou pelo menos 119 pessoas no Rio de Janeiro.

Dino chamou a operação de “circunstância terrível, trágica”. O ministro também afirmou que o STF não pode “legitimar o vale-tudo com corpos estendidos e jogados no meio da mata”. “Isso não é Estado de Direito””, criticou.

As declarações foram feitas no julgamento que discute a responsabilidade do governo do Paraná por danos causados a manifestantes em uma ação da polícia no Estado, em 2015.

O ministro Gilmar Mendes, decano do STF, classificou a operação no Rio como “lamentável episódio”.

“A toda hora vivemos situações de graves ações policiais que causam danos às pessoas ou mesmo a morte de várias pessoas, como acabamos de ver nesse lamentável episódio do Rio de Janeiro”, disse o decano.

Considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro, a Operação Contenção, nos complexos da Penha e do Alemão, mirou a facção Comando Vermelho.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Brasileiro Léo Storck leva Roland Garros Junior no masculino

O título da chave masculina do Roland Garros Junior Series de 2026 ficou com o…

1 hora ago

Agenda do governador para terça-feira

O governador Daniel Vilela cumpre agenda, nesta terça-feira (21/04), às 10 horas, em Aparecida de…

6 horas ago

Estudo alerta para relação da dengue com a Síndrome de Guillain-Barré

Os infectados pelo vírus da dengue têm um risco 17 vezes maior de desenvolver a…

7 horas ago

Gabriel Araújo conquista Laureus, maior premiação do esporte mundial

O multicampeão paralímpico Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, conquistou o Prêmio Laureus, a maior premiação do…

7 horas ago

Saúde adota modelo inovador no cuidado a pacientes com feridas crônicas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a implantação de um novo modelo de…

12 horas ago

Sebrae Goiás participa do 2º Congresso Internacional Autismo sem Fronteiras | ASN Goiás

Evento mobilizou academia, mães atípicas e instituições como o Sebrae Goiás (Fotos Silvio Simões) O…

13 horas ago

This website uses cookies.