O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino afirmou nesta terça-feira, 30, que o Congresso Nacional pode alterar as penas previstas nos crimes aplicados nas condenações pelos atos de 8 de Janeiro de 2023 e que, caso isso ocorra, caberá ao Judiciário aplicar as mudanças.
“A dosimetria sempre é compartilhada entre o legislador e quem aplica a lei. Se o legislador vai mudar os parâmetros, que eu não sei se mudará, é claro que isso influencia na atividade do Poder Judiciário. E não há nada de errado nisso, porque sempre é assim”, disse ao sair de evento do Lide – Grupo de Líderes Empresariais realizado em Brasília.
Dino ainda afirmou que o STF não pode se posicionar formalmente sobre o projeto neste momento. “O Congresso pode refazer o debate? Pode. Agora, não é algo sobre o qual o STF possa opinar neste momento. Estamos aplicando a lei conforme foi aprovada pelo Congresso”, completou.
A proposta em questão é uma reformulação do chamado PL da Anistia, que inicialmente buscava conceder perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e por chefiar uma organização criminosa, e também aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro.
Atualmente, o foco da proposta passou a ser a redução de penas, como definiu o relator do projeto, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP). Apesar de já ter sido aprovado o regime de urgência na Câmara, o relator ainda debate no Congresso a aceitação de sua proposta alternativa à anistia.
Por: Estadão Conteúdo
Nas férias, muitas crianças passam mais tempo em casa e, consequentemente, aumentam as horas diante…
Uma árvore de Natal com cerca de 15 metros de altura caiu no início da…
Aproveitar as sobras da ceia do Ano-Novo é uma forma inteligente de evitar desperdícios e…
Aproveitar as sobras da ceia do Ano-Novo é uma forma inteligente de evitar desperdícios e…
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), através do 18º Batalhão Bombeiro Militar (BBM),…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de José Martins de Abreu, ocorrido nesta quinta-feira,…
This website uses cookies.