Dino cobra da AGU e TCU cronograma para fiscalizar ‘emendas Pix’


O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira, 17, que a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentem, dentro de 15 dias úteis, um plano de fiscalização das chamadas “emendas PIX”. Dino pediu uma “definição objetiva das etapas e datas para a análise, apreciação e/ou julgamento” dos relatórios de gestão das emendas referentes aos exercícios financeiros de 2020 a 2024.

“Lembro que a prestação de contas é um dever, o que se projeta para os órgãos competentes na esfera federal, em se cuidando de dezenas de bilhões de reais do Orçamento Geral da União, que não podem permanecer em zonas de indefinição quanto à aferição da idônea e eficiente aplicação”, escreveu o ministro. No mesmo despacho, Dino esclareceu que a competência para julgar a execução das emendas é do TCU.

Segundo o ministro, julgamentos eventualmente feitos pelos Tribunais de Contas dos Estados e dos Municípios são nulos, “não se prestando a substituir o juízo constitucionalmente reservado ao TCU”. “Tais atos são eivados de vício de competência, pois o exercício da função de julgamento das contas relativas a recursos da União é atribuição exclusiva do TCU”, acrescentou Dino em seu despacho. Nesta semana, o ministro já havia determinado a suspensão de repasses de emendas a nove prefeituras em que a Controladoria Geral da União (CGU) apontou “indícios de crimes” no uso dos recursos.

Do outro lado da Praça dos Três Poderes, a Câmara dos Deputados avança com a “PEC da Blindagem”, que segue agora para o Senado, para dificultar processos criminais contra deputados e senadores. O texto prevê a necessidade de autorização do Congresso para o STF processar parlamentares. Dezenas de políticos já são investigados no Supremo por suspeita de corrupção na destinação de recursos públicos.

Com o despacho, Flávio Dino busca acelerar o andamento das apurações em curso. O ministro também reiterou pedidos para a AGU e a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviarem pareceres sobre ações que debatem as emendas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Powell diz não ver participantes do mercado incorporando riscos à independência do Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que não…

54 segundos ago

Liverpool marca nos acréscimos e ganha no sufoco do Atlético de Madrid na largada da Champions

Melhor time da fase de grupos da última edição da Champions, o campeão inglês Liverpool…

4 minutos ago

Câncer de pele de Bolsonaro é agressivo? Conheça características da doença

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve o diagnóstico de câncer de pele confirmado nesta quarta-feira, 17,…

12 minutos ago

Câmara aprova MP da Tarifa Social de Energia Elétrica por 423 votos a 36

A Câmara dos Deputados aprovou no fim do período da tarde desta quarta-feira, 17, a…

13 minutos ago

Marquinhos completa 12 anos da estreia no PSG com gol e campeão larga com goleada na Champions

O 17 de setembro é especial para Marquinhos. Foi neste dia, há 12 anos, que…

15 minutos ago

Fala de Powell traz volatilidade e esfria queda das taxas de juros

Os juros futuros tiveram uma sessão de volatilidade nesta quarta-feira. Após terem mostrado oscilações contidas…

22 minutos ago

This website uses cookies.