‘Destruíram a Petrobras’ e desmoralizaram os funcionários da estatal


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 9, que os desdobramentos da Operação Lava Jato destruíram a Petrobras e fizeram com que servidores da estatal fossem desmoralizados por conta de uma “ideia de corrupção” durante as investigações do Petrolão.

A declaração foi feita em uma cerimônia de investimentos voltados à indústria naval e petroquímica em Maragogipe (BA).

“Eles resolveram destruir a Petrobras e desmoralizar vocês (servidores). Quem está de roupa amarela sabe do pão que o diabo amassou. Vocês eram chamados de corruptos nas ruas desse País, não podia entrar em restaurantes nesse País porque tentaram passar a ideia de corrupção”, declarou o presidente.

Lula também defendeu José Sérgio Gabrielli, que comandou a estatal entre 2005 e 2012. O presidente disse que ele “não desviou um centavo” da Petrobras e que é vítima de “perseguição” até os dias atuais.

“Sou testemunha e boto a mão no fogo que esse companheiro jamais desviou um centavo da Petrobras em benefício dele. Ele foi perseguido e está sendo perseguido ainda. Não está tudo resolvido. Não abaixe a cabeça porque eu te conheço”, afirmou Lula.

O presidente também lembrou do período em que foi preso por 580 dias devido causa dos desdobramentos da Lava Jato, entre 2018 e 2019. “Não troco minha dignidade por minha liberdade. Não coloco tornozeleira porque não sou pombo-correio”, declarou Lula.

Lula comparou ainda a situação do Estaleiro Enseada do Paraguassu durante os governos dos antecessores com a destruição causada pelos ataques israelenses na Faixa de Gaza.

“Os caras que deixaram um estaleiro dessa magnitude ficar parado deveriam ser presos por causarem prejuízo à Nação brasileira. Estão quase iguais ao (Benjamin) Netanyahu na Faixa de Gaza. Isso aqui é matar gente de desespero”, disse o presidente.

Lula participou de uma cerimônia de investimentos voltados para a Petrobras e a indústria naval na cidade de Maragogipe (BA). Além do presidente, o encontro reuniu o governador Jerônimo Rodrigues (PT), os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Luiz Marinho (Trabalho), além da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Grupo Otávio Lage é reconhecido entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil

O Grupo Otávio Lage acaba de alcançar uma marca inédita em sua trajetória. Pela primeira…

10 minutos ago

Lucro da Camil Alimentos cai 33,7%, para R$ 78,7 milhões, no 2º trimestre fiscal de 2025

A Camil Alimentos obteve lucro líquido de R$ 78,7 milhões no segundo trimestre fiscal de…

11 minutos ago

César Tralli encontra cartas da adolescência guardadas pela mãe que morreu há 3 anos

César Tralli contou nas redes sociais nessa quinta-feira, 9, que encontrou uma pasta com cartas…

15 minutos ago

Dólar ganha força ante real e sobe com petróleo fraco e incertezas locais

O dólar se recupera e sobe no mercado à vista, após cair nos primeiros negócios…

20 minutos ago

Claudia Raia suspende apresentações de ‘Cenas da Menopausa’ por causa da saúde

Claudia Raia terá de fazer uma pausa nas apresentações de sua peça Cenas da Menopausa…

24 minutos ago

This website uses cookies.