O Brasil registrou 3,236 milhões de pessoas em situação de desalento no trimestre encerrado em fevereiro, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O País tinha 208 mil desalentados a mais em relação ao trimestre encerrado em novembro, um aumento de 6,9%. Em um ano, 435 mil pessoas deixaram a situação de desalento, baixa de 11,8%.
A população desalentada é definida como aquela que estava fora da força de trabalho por uma das seguintes razões: não conseguia trabalho, ou não tinha experiência, ou era muito jovem ou idosa, ou não encontrou trabalho na localidade – e que, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga.
Os desalentados fazem parte da força de trabalho potencial.
Taxa de subocupação por insuficiência de horas trabalhadas
Segundo o IBGE, a taxa de subocupação por insuficiência de horas trabalhadas ficou em 4,4% no trimestre até fevereiro, ante um patamar de 4,9% no trimestre até novembro.
Em todo o Brasil, há 4,543 milhões de trabalhadores subocupados por insuficiência de horas trabalhadas.
O indicador inclui as pessoas ocupadas com uma jornada inferior a 40 horas semanais que gostariam de trabalhar por um período maior.
Na passagem do trimestre até novembro para o trimestre até fevereiro, houve um recuo de 557 mil pessoas na população nessa condição. O País tem 542 mil pessoas subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas a menos em um ano.
Por: Source link
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera a disputa pelo governo de Pernambuco em…
Em relatório publicado nesta quinta, 21, o Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em…
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 22, coloca o senador Sergio Moro (União) com 38% das…
Os eleitores da Califórnia decidirão em novembro se aprovam o redesenho dos distritos eleitorais do…
As bolsas europeias operam em leve alta na manhã desta sexta-feira, 22, revertendo perdas da…
A explosão de um carro-bomba e um ataque a um helicóptero da polícia mataram ontem…
This website uses cookies.