O diretor de política monetária do Banco Central, Nilton David, disse nesta quarta-feira, 21, que os sinais mais evidentes de desaceleração da atividade devem ficar para os meses finais do ano e que, por isso, a autoridade monetária optou por se colocar em uma posição que ainda é bastante restritiva.
Ao detalhar sobre qual é a avaliação do BC sobre a atividade, Nilton pontuou que a autoridade monetária “jamais” irá reagir a apenas um dado, ou alguns poucos dados que foram divulgados em um espaço curto de tempo.
“Jamais reagiremos a um dado ou uns dados que foram divulgados em uma só semana”, pontuou Nilton, em referência ao último Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) que indicou expansão de 0,8% da economia doméstica no mês de março. “Existe risco ao reagirmos a ruídos”, acrescentou ele, durante participação em seminário da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo.
Nesse sentido, acrescentou o diretor do BC, é justamente em momentos como o atual, de “inflexão”, em que os sinais da política monetária sobre a atividade passam a ficar visíveis, que os ruídos são mais comuns. “É quando se espera heterogeneidade no desempenho das atividades. A sensibilidade ao nível de juros é diversa, são esperados sinais para todos os lados”, detalhou.
Por isso, continuou Nilton, o BC optou por dizer que os sinais de desaceleração da atividade são “incipientes”.
O diretor pontuou ainda que a autoridade monetária não trabalha com uma “meta” para o nível da atividade doméstica e que a desaceleração da economia “faz parte” do cenário do BC.
Focus
Durante sua fala, Nilton reforçou ainda que a autoridade monetária segue “incomodada” com a desancoragem das expectativas d e inflação. Segundo ele, as projeções de mercado medidas pelo boletim Focus são incompatíveis com um BC que persegue o centro da meta de inflação, de 3%.
Ele destacou, porém, que o tempo mostrará que a autoridade monetária persegue essa meta de inflação.
Por: Estadão Conteúdo
Projeto, que terá início em 07 de fevereiro, financia blocos de rua, festas populares e…
Inscrições do ProBem estão abertas até dia 23 de janeiro. Programa beneficia estudantes cadastrados no…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Barro Alto, prendeu…
O prefeito de Goianésia, Renato de Castro, participou na tarde desta segunda-feira, 12, em Goiânia,…
Em agosto de 2025, o Senado aprovou três nomes para a diretoria colegiada da Agência…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 12, o uso do medicamento…
This website uses cookies.