Categories: BRASIL

Dengue: não se automedique, procure atendimento médico

Em meio à crescente preocupação com a dengue em todo o país, a automedicação surge como um perigo adicional — capaz de mascarar sintomas, agravar o quadro e aumentar o risco de complicações. 

A campanha nacional de enfrentamento às arboviroses faz um alerta enfático: diante da suspeita de dengue, buscar orientação de um profissional de saúde é fundamental para garantir um tratamento adequado e prevenir consequências sérias.

Os sintomas iniciais da dengue — como febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos — podem levar algumas pessoas a tomarem a remédios por conta própria. 

No entanto, essa prática pode ser extremamente prejudicial. Fabiano Geraldo Pimenta Junior, secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), alerta: “A automedicação é sempre perigosa. No caso da dengue, o uso de medicamentos como o acetilsalicílico pode causar hemorragias. Por isso, é fundamental evitar esse tipo de prática.”

O uso de AAS e outros anti-inflamatórios pode aumentar o risco de sangramentos em pacientes com dengue. Além disso, a automedicação pode esconder sinais importantes e atrasar a procura por atendimento médico.

O secretário também destaca que o tratamento varia entre as arboviroses: “Febre amarela, dengue e chikungunya exigem condutas diferentes. A automedicação nesse ponto também pode levar a um agravamento da situação.”

Diante da suspeita de dengue ou de outras arboviroses, a orientação é clara: procure imediatamente uma unidade de saúde. O atendimento precoce é essencial para o diagnóstico correto e seguro. O gestor reforça: “A maioria dos casos, a unidade de saúde resolve 80%, 90% dos casos, seja com a hidratação oral, seja com orientação sobre os sintomas. Começou com febre, dor no corpo ou nas articulações, procure a unidade de saúde mais próxima.”

Não coloque sua saúde em risco tomando remédios por conta própria. Ao sentir os primeiros sintomas, busque orientação de um profissional de saúde. Informação e acompanhamento médico são as melhores formas de proteger você e sua família.

Para mais informações, acesse gov.br/mosquito ou ligue para o OuvSUS no 136.

Brasil 61

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 27/10/2025

Nesta segunda-feira, o movimento dos astros influenciará os nativos de formas distintas, despertando emoções, intuições…

4 horas ago

Barbalho diz que decisão de explorar petróleo na bacia do Amazonas tem ‘robustez técnica’

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), classificou como uma "decisão técnica" robusta a liberação…

7 horas ago

com 90% dos votos apurados, partido de Milei avança nas eleições legislativas

Com 90% dos votos apurados até o momento, o partido A Liberdade Avança, do presidente…

7 horas ago

HSBC reconhecerá provisão de US$ 1,1 bi no terceiro tri, após decisão judicial no caso Madoff

O HSBC informou que reconhecerá uma provisão de US$ 1,1 bilhão em seus resultados do…

8 horas ago

veja quem foi eliminado, classificação

Lucas Leto foi o eliminado da Dança dos Famoso neste domingo, 26. Entre os participantes…

8 horas ago

Navio de guerra norte-americano atraca em Trinidad e Tobago, próximo à Venezuela

Um navio de guerra dos Estados Unidos atracou na capital de Trinidad e Tobago, com…

9 horas ago

This website uses cookies.