déficit primário de 2025 segue em 0,51% do PIB


A mediana do relatório Focus para o déficit primário do setor público consolidado em 2025 permaneceu em 0,51% do Produto Interno Bruto (PIB). Um mês antes, era de 0,52%. A meta fiscal é de déficit zero nas contas do governo central este ano, com tolerância de 0,25 ponto porcentual do PIB para mais ou para menos.

A estimativa intermediária para o déficit primário do setor público em 2026 seguiu em 0,60% do PIB. Um mês antes, já era de 0,60%. O alvo do ano que vem é de um superávit de 0,25% do PIB para o governo central, também com tolerância de 0,25 ponto para mais ou para menos.

Nominal

A estimativa intermediária do Focus para o déficit nominal de 2025 continuou em 8,50% do PIB. Um mês antes, era de 8,40%. A mediana para o rombo nominal de 2026 passou de 8,40% para 8,45% do PIB. Quatro semanas antes, era de 8,40%.

O resultado primário reflete o saldo entre receitas e despesas do governo, antes do pagamento dos juros da dívida pública. O resultado nominal reflete o saldo após o gasto com juros e outras despesas financeiras.

A mediana para a dívida líquida do setor público (DLSP) como proporção do PIB em 2025 se manteve em 65,80% pela 17ª semana seguida. A estimativa intermediária para 2026 seguiu em 70,09%. Quatro semanas atrás, estava em 70,05%.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Torta de liquidificador: 7 receitas fit para o jantar

As tortas de liquidificador fit são opções práticas e saudáveis para quem busca refeições equilibradas…

32 segundos ago

Jennepher Morais comemora faturamento depois de participar do Programa Move+ do Sebrae | ASN Goiás

Jennepher Morais é movida pela agilidade que define o universo digital. Como tudo que viraliza…

3 minutos ago

Férias de verão: 6 dicas para reduzir o consumo de açúcar

A chegada das férias escolares transforma significativamente os hábitos familiares, incluindo as escolhas à mesa.…

1 hora ago

Vitória Miranda é eleita a melhor tenista jovem da temporada 2025

Mineira de Belo Horizonte, Vitória Miranda, de 18 anos,venceu o prêmio de melhor jogadora júnior…

1 hora ago

Como usar as notas do ENEM: próximos passos segundo especialistas

No dia 16 de janeiro de 2026, será divulgado o resultado do Enem (Exame Nacional…

2 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Rosemira Vieira Lima, ocorrido nesta terça-feira, 06,…

2 horas ago

This website uses cookies.