A mediana do relatório Focus para o déficit primário do setor público consolidado em 2025 seguiu em 0,50% do Produto Interno Bruto (PIB), pela 4ª semana consecutiva. A meta fiscal é de déficit zero nas contas do governo central este ano, com tolerância de 0,25 ponto porcentual do PIB para mais ou para menos.
A estimativa intermediária para o déficit primário do setor público em 2026 permaneceu em 0,60% do PIB, pela 11ª semana seguida. O alvo do ano que vem é de um superávit de 0,25% do PIB para o governo central, também com tolerância de 0,25 ponto para mais ou para menos.
Nominal
A estimativa intermediária do Focus para o déficit nominal de 2025 permaneceu em 8,50% do PIB, pela 8ª semana consecutiva. A mediana para o rombo nominal de 2026 passou de 8,50% para 8,61% do PIB. Quatro semanas antes, era de 8,40%.
O resultado primário reflete o saldo entre receitas e despesas do governo, antes do pagamento dos juros da dívida pública. O resultado nominal reflete o saldo após o gasto com juros e outras despesas financeiras.
A mediana para a dívida líquida do setor público (DLSP) como proporção do PIB em 2025 permaneceu em 65,80%. A estimativa intermediária para 2026 passou de 70,08% para 70,11%. Quatro semanas atrás, estava em 70,08%.
*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast.
Por: Estadão Conteúdo
A jornalista Angelynn Mock, de 47 anos, conhecida nos Estados Unidos apenas como Angie Mock,…
Lígia, a personagem de Dira Paes na novela Três Graças, sofre de uma doença conhecida…
A Pfizer entrou com um segundo processo contra a Novo Nordisk e a Metsera nesta…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu afirmativamente a uma pergunta sobre se acredita…
Em um resgate à tradição, a Williams anunciou nesta segunda-feira uma mudança na nomenclatura e…
A aprovação da gestão do governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) alcançou o…
This website uses cookies.