BRASIL

Defesa de Daniel Silveira considera prisão ‘arbitrária’ e diz que Moraes violou Lei de Execuções Penais

Após o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), manter a revogação da condicional de Daniel Silveira em audiência de custódia, a defesa do ex-deputado se manifestou, considerando a decisão como “desproporcional, arbitrária, ilegal e irracional”. Os advogados argumentam que a ação de Moraes violou a Lei de Execuções Penais, que determina que o condenado deve ser ouvido antes de qualquer alteração em seu regime de cumprimento de pena.

A prisão de Silveira ocorreu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, após Moraes constatar que o ex-parlamentar não respeitou as condições impostas para sua liberdade condicional, concedida apenas quatro dias antes. O ministro ressaltou que, logo no primeiro dia de liberdade, Silveira não seguiu o horário de recolhimento, retornando para casa mais de quatro horas após o limite estabelecido.

A defesa de Silveira defende que ele não infringiu nenhuma norma, alegando que sua saída foi motivada por uma emergência médica devido a uma crise renal. Contudo, Moraes destacou que não houve autorização judicial para essa saída e que não foi apresentada uma justificativa convincente que comprovasse a urgência da situação. Além disso, Silveira passou em um condomínio duas vezes naquele dia — uma parada enquanto se dirigia ao hospital e outra após ter alta médica, antes mesmo de voltar para casa —, conforme apontou o monitoramento da tornozeleira eletrônica.

Daniel Silveira foi condenado pelo STF a uma pena de 8 anos e 9 meses de prisão por incitar atos considerados antidemocráticos pela Corte. Ele havia obtido a liberdade condicional após cumprir um terço de sua pena, com a condição de, entre outras medidas cautelares, permanecer em casa durante a noite e em feriados, o que agora está sob questionamento devido ao descumprimento das regras estabelecidas.

Dener Rafael

Recent Posts

Alan Franco celebra com a família a renovação com o São Paulo até 2028: ‘Clube que eu amo’

O São Paulo oficializou nesta segunda-feira a renovação de contrato com o zagueiro Alan Franco…

38 minutos ago

Torcedor do Corinthians é condenado à prisão por atirar cabeça de porco no campo durante dérbi

Osni Fernando do Santos, de 36 anos, torcedor do Corinthians que atirou uma cabeça de…

54 minutos ago

Virgem no amor: descubra a compatibilidade com os 12 signos

Quando o assunto é amor, Virgem se mostra reservado, prático e leal. Os virginianos prezam…

1 hora ago

Fãs de Marisa Monte enfrentam fila virtual na pré-venda de ingressos para nova turnê

Os fãs de Marisa Monte estão tendo dificuldades para adquirir ingressos na pré-venda para a…

1 hora ago

João Fonseca vai formar dupla com Del Potro contra Roddick em exibição pré-US Open

Sem disputar torneios nesta semana, João Fonseca vai complementar sua preparação para o US Open…

1 hora ago

This website uses cookies.