Decoração de fim de ano: aplique o Feng Shui para começar bem 2026



No fim do ano, a casa costuma ganhar novas cores, luzes e pequenos rituais que simbolizam renovação. Esse período marca a preparação para o próximo ciclo e abre espaço para mudanças positivas. De acordo com o Feng Shui — técnica milenar chinesa que busca harmonizar os ambientes —, esse também é o momento ideal para ajustar o fluxo de energia do lar, favorecendo prosperidade, harmonia e bem-estar.

Para as arquitetas Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef), do BTliê Arquitetura, a decoração de fim de ano pode ir além do simbolismo: ela pode servir como uma ferramenta de intenção. “A casa é uma extensão da vida dos moradores. Quando escolhemos cores, formas e objetos com propósito, estamos alinhando o ambiente ao que queremos manifestar no próximo ano”, explica Bel.

Mais do que seguir tendências, o Feng Shui propõe observar o espaço, identificar o que precisa de equilíbrio e usar a decoração como ponte entre o ambiente e os desejos para o futuro. “As festas são momentos de alegria, mas também de reflexão. É o período ideal para limpar, reorganizar e ativar novas energias”, completa Tef.

Como aplicar o baguá e escolher as cores da sua decoração

O baguá é uma espécie de mapa energético usado no Feng Shui para identificar onde estão localizadas cada uma das nove áreas da vida (prosperidade, sucesso, relacionamentos, família, saúde, criatividade, sabedoria, trabalho e amigos).

Para aplicá-lo, basta imprimir ou acessar o baguá (disponível facilmente na internet) e sobrepor o mapa à planta baixa do imóvel, alinhando a base com a parede da porta de entrada. Assim, é possível identificar qual área energética (guá) corresponde a cada cômodo.

Com o guá identificado, as cores passam a ter um papel ativo: elas ajudam a ativar e potencializar as energias de cada setor. Por exemplo, se a sala de estar — onde geralmente fica a árvore de Natal — estiver no guá da prosperidade, vale apostar em tons de verde, púrpura e dourado, que representam crescimento e abundância.

Se o cômodo estiver na área dosucesso, o tradicional vermelho vai ajudar a reforçar a vitalidade e o reconhecimento. Na área dos relacionamentos, o rosa é a melhor pedida para simbolizar harmonia e acolhimento. “Usar o baguá como referência é uma forma de decorar com intenção. É um mapa prático que traduz o que queremos fortalecer na vida por meio dos espaços da casa”, explica Tef.

Cores ideais para a sua decoração de fim de ano

A partir da leitura do baguá, é possível escolher as cores e os elementos decorativos para potencializar a energia do guá em que o cômodo se encontra. Como a decoração natalina costuma ficar na sala de estar, o ideal é identificar qual guá do baguá esse ambiente ocupa, explicam as especialistas. As cores e os elementos podem estar presentes em enfeites, velas, toalhas de mesa, laços, guirlandas, arranjos e luzes, sempre mantendo o equilíbrio visual.

Abaixo, veja as cores e os elementos ideais para cada área!

1. Prosperidade (verde, púrpura e dourado)

Se a sala estiver localizada no guá da prosperidade, aposte em tons que simbolizem crescimento e fartura. Elementos de madeira, frutas, bolas e velas redondas ajudam a reforçar essa energia de abundância.

A decoração vermelha ajuda a trazer calor, vitalidade e entusiasmo ao ambiente (Imagem: New Africa | Shutterstock)

2. Sucesso (vermelho e laranja)

Quando a decoração ocupa a área do sucesso, o ideal é trabalhar a força do elemento Fogo. Luzes, velas e enfeites nessas tonalidades trazem calor, vitalidade e entusiasmo.

3. Relacionamentos (rosa)

Caso a decoração esteja na área dos relacionamentos, prefira cores suaves, que representem harmonia, amor e parceria. Arranjos florais e detalhes em duplas ajudam a equilibrar essa energia.

4. Saúde e equilíbrio (amarelo e tons terrosos)

Na área central do baguá, relacionada à estabilidade e à vitalidade, opte por uma decoração em tons terrosos e amarelo e aposte em elementos de argila e cerâmica.

5. Sabedoria (azul)

Se a sala ou o espaço decorado estiver na área da sabedoria, aposte em detalhes em azul — como fitas, laços ou velas — para estimular introspecção, propósito e clareza mental.

6. Trabalho e carreira (preto e azul-escuro)

Esse setor, ligado ao elemento Água, pode ser ativado com peças em vidro, bases metálicas e objetos em tons preto ou azul-escuro, que estimulam movimento e fluidez.

7. Família (verde)

Quando a decoração estiver na área da família, aposte em elementos de madeira, plantas e tecidos naturais. Esses materiais trazem sustentação, apoio e conexão entre as pessoas.

O branco e o prata na decoração de Natal trazem leveza e espontaneidade (Imagem: New Africa | Shutterstock)

8. Criatividade e filhos (branco e bege-claro)

Relacionada ao elemento Metal, essa área pode ser potencializada com enfeites claros e metálicos. O branco e o prata trazem leveza e espontaneidade, incentivando novas ideias e projetos.

9. Amigos e viagens (prata, cinza e metal)

Localizada próxima à entrada do baguá, essa área representa as conexões e as oportunidades. Elementos metálicos ou prateados ativam o apoio de pessoas e caminhos abertos para o novo ano.

Bel reforça que o Feng Shui pode ser aplicado de forma leve e intuitiva. “Não é necessário transformar a casa. Às vezes, trocar capas de almofadas, escolher uma nova toalha de mesa ou incluir uma flor natural já faz diferença. O que vale é a intenção por trás de cada escolha”, afirma.

Preparando o lar para o novo ciclo

Mais do que decorar, o fim de ano é o momento de renovar o fluxo de energia do lar. Antes de montar a árvore e organizar os enfeites, Bel e Tef recomendam uma faxina completa e intencional, física e energética. Isso inclui limpar armários, doar roupas e objetos que não são mais usados e reparar o que está quebrado. “A energia precisa circular. O que não tem mais função deve dar espaço para o novo”, orienta Tef.

Outra dica importante é observar a harmonia e o equilíbrio da decoração: o excesso de elementos pode causar dispersão, enquanto um ambiente leve e bem distribuído inspira serenidade. Para quem deseja reforçar a conexão entre casa e propósito, vale escrever as intenções para 2026 e colocá-las em um local especial, como embaixo da árvore ao lado dos presentes.

Mesmo que não seja possível identificar os guás ou aplicar o baguá com precisão, o mais importante é que a casa reflita alegria, bem-estar e cuidado. “A decoração deve transmitir bons sentimentos. Evite peças quebradas, luzes queimadas e objetos esquecidos. O essencial é criar um ambiente limpo, acolhedor e feliz para receber o novo ciclo”, conclui Bel.

Por Paula de Paula





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Rosa CanaBrasil usa a ancestralidade para compor suas peças e adereços | ASN Goiás

Rosiméria Pimentel carrega no seu nome artístico, Rosa CanaBrasil, toda a sua ancestralidade e a…

8 horas ago

PCGO apreende armas e munições, em Cocalzinho, e procura por foragido – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Cocalzinho de Goiás…

11 horas ago

Prefeito Renato confirma Carnaval em Goianésia durante lançamento do Folia Goiás em Goiânia

Acontece nesta sexta-feira, 12, na Praça Cívica, em Goiânia, o lançamento oficial do projeto Folia…

11 horas ago

Bia Haddad cai na estreia e dupla de Stefani avança no WTA de Adelaide

As tenistas brasileiras Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani abriram a temporada 2026 nesta segunda-feira…

11 horas ago

Para fortalecer o turismo, começa instalação de 40 pontos de Wi-Fi público – Portal Goiás

Destinos turísticos goianos ganham conexão Wi-Fi gratuita: mais segurança, comunicação e desenvolvimento para o turismo…

12 horas ago

“A vida do bandido vai piorar”, afirma Daniel Vilela durante entrega de helicópteros policiais

Com investimento de R$ 135,2 milhões, o Governo de Goiás incorporou quatro helicópteros à estrutura…

12 horas ago

This website uses cookies.