Por Daniela Amorim e Juliana Garçon, e Laís Adriana e Célia Froufe, enviadas especiais – 06/07/2025 21:31
A declaração dos líderes do Brics sobre Inteligência Artificial (IA), divulgada neste domingo, 6, alerta sobre uma possível concentração da Inteligência Artificial Geral (AGI), caso contrário, a tecnologia teria potencial para exacerbar desigualdades.
“Se concentrada nas mãos de poucos atores, a AGI pode exacerbar as desigualdades e criar novas formas de dependência tecnológica, impondo sérios desafios ao desenvolvimento sustentável”, ressaltou o documento, acrescentando que a AGI demanda uma abordagem “prudente”.
“É crucial que a pesquisa sobre a Inteligência Artificial Geral (AGI) seja desenvolvida de forma ética e implantada de forma responsável e confiável, com vistas a ajudar a acelerar o crescimento econômico, especialmente nos países em desenvolvimento, e a enfrentar desafios econômicos e sociais prementes”, defenderam os líderes do Brics.
O texto diz ainda que os países do bloco buscarão adotar “posição comum e proativa” em prol de um ambiente digital equitativo para todos. Além disso, os líderes mencionam intenção de identificar “perspectivas comuns e intensificar os esforços coletivos globais para operacionalizar o Diálogo Global da ONU sobre Governança de IA e o Painel Científico Internacional Independente sobre IA, garantindo papéis significativos e participação dos países em desenvolvimento”.
Por: Estadão Conteúdo
Bruno Rodrigues espantou um fantasma neste sábado. O atacante do Palmeiras marcou, de cabeça, o…
O XV de Piracicaba é o novo campeão da Copa Paulista. Empurrado por mais de…
As defesas dos réus Filipe Martins e Marcelo Câmara na ação penal do golpe apresentaram…
Tem torcida, tem disputa, tem final. Os e-sports invadiram os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025.…
O destino foi impiedoso com o Guarani. No Moisés Lucarelli, com mais de 17 mil…
Atual pentacampeão, o time feminino de futebol do Corinthians ficou mais perto de alcançar o…
This website uses cookies.