Por Daniela Amorim e Juliana Garçon, e Laís Adriana e Célia Froufe, enviadas especiais – 06/07/2025 21:31
A declaração dos líderes do Brics sobre Inteligência Artificial (IA), divulgada neste domingo, 6, alerta sobre uma possível concentração da Inteligência Artificial Geral (AGI), caso contrário, a tecnologia teria potencial para exacerbar desigualdades.
“Se concentrada nas mãos de poucos atores, a AGI pode exacerbar as desigualdades e criar novas formas de dependência tecnológica, impondo sérios desafios ao desenvolvimento sustentável”, ressaltou o documento, acrescentando que a AGI demanda uma abordagem “prudente”.
“É crucial que a pesquisa sobre a Inteligência Artificial Geral (AGI) seja desenvolvida de forma ética e implantada de forma responsável e confiável, com vistas a ajudar a acelerar o crescimento econômico, especialmente nos países em desenvolvimento, e a enfrentar desafios econômicos e sociais prementes”, defenderam os líderes do Brics.
O texto diz ainda que os países do bloco buscarão adotar “posição comum e proativa” em prol de um ambiente digital equitativo para todos. Além disso, os líderes mencionam intenção de identificar “perspectivas comuns e intensificar os esforços coletivos globais para operacionalizar o Diálogo Global da ONU sobre Governança de IA e o Painel Científico Internacional Independente sobre IA, garantindo papéis significativos e participação dos países em desenvolvimento”.
Por: Estadão Conteúdo
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) que cerca de 1,1 milhão de…
A MJ Papelaria, localizada em Goianésia, no Vale do São Patrício, encontrou no Sebrae Goiás…
As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com 647 vagas abertas para cursos gratuitos…
Quatro hospitais da operadora de plano de saúde Hapvida começam nesta sexta-feira (16) a atender…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para o estado…
O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Antônio Ribeiro da Costa, ocorrido…
This website uses cookies.