Vice-governador reforçou o potencial do Estado em inovação, educação e segurança pública durante encontro na sede da Big Tech, em São Paulo
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, esteve na sede do Google, em São Paulo, na última semana, onde se reuniu com Doron Avni, vice-presidente de Políticas Públicas da empresa. O executivo elogiou o protagonismo goiano em tecnologia e inovação, destacando pontos que despertam o entusiasmo da gigante de tecnologia: a regulamentação pioneira da inteligência artificial, as práticas de inovação fomentadas por iniciativas como o Hub Goiás e o projeto GAIA, desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Na ocasião, Daniel apresentou projetos executados em Goiás com apoio do Governo Estadual, como o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) e o Distrito de Inovação em desenvolvimento em Goiânia. “Estamos trabalhando para que Goiás siga sendo referência em inovação, unindo tecnologia, educação e segurança para criar um ambiente que atraia investimentos e gere oportunidades para nossa população”, destacou.
Ao avaliar o cenário atual, o vice-governador ressaltou o momento favorável que o Estado atravessa. “Estamos muito animados com as perspectivas da inteligência artificial em Goiás”, afirmou.
Goiás é um dos pioneiros na regulamentação do uso de inteligência artificial, por meio da Lei Complementar nº 205/2025, proposta pelo governador Ronaldo Caiado, com o objetivo de incentivar práticas tecnológicas. A normativa coloca o Estado como referência mundial no tema, “lado a lado com a lei do Japão”, nas palavras de Doron Avni.
Ainda segundo o executivo do Google, a legislação goiana está à frente do projeto de lei nacional (PL 2338/23), cujo texto ainda aguarda deliberação na Câmara dos Deputados. “Nós utilizamos o Gemini, nossa ferramenta de IA, para perguntar qual legislação seria mais completa e a resposta foi a normativa de Goiás”, afirmou Avni.
Educação e segurança para o desenvolvimento
Durante a reunião, Daniel destacou também a iniciativa do Governo de Goiás para aprimorar a educação, com a entrega de 340 mil Chromebooks a todos os estudantes da rede estadual. “Temos um ambiente seguro, e esse fator funciona como indutor para que novas empresas, em especial no campo da inovação, se instalem em nosso Estado. Esse clima de paz também reflete na educação e na formação, como, por exemplo, os estudantes que transitam entre casa e escola com seus equipamentos, sem medo de roubos e furtos. Em casa, os Chromebooks também são usados por familiares, promovendo a inclusão digital de todos”, ressaltou Vilela.
Fotos: Marcos Aurélio
Vice-Governadoria – Governo de Goiás
Fonte: Ascom Vice Governadoria
A percepção de insegurança institucional instaurada desde o início do dia se acentuou na segunda…
Durante uma reunião no Salão Oval da Casa Branca na tarde desta segunda-feira, 18, o…
Em um jogo caracterizado basicamente como um "ataque contra defesa", o Real Madrid abriu a…
A denúncia de corrupção contra o prefeito afastado de São Bernardo do Campo, no ABC…
Em meio à vastidão das dunas douradas e lagoas cristalinas dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão,…
O Brasil conquistou o título geral do Grand Prix de judô paralímpico da IBSA (Federação…
This website uses cookies.