Crocante por fora, macio por dentro e extremamente versátil, o dadinho de tapioca conquistou espaço nas mesas brasileiras como petisco, entrada e até acompanhamento. Simples de preparar, ele permite inúmeras combinações de sabores, doces ou salgadas, e pode ser feito com poucos ingredientes. Perfeito para receber amigos, incrementar a rotina ou dar um toque especial a momentos informais, esse prato prova que praticidade e sabor podem caminhar juntos na cozinha.
A seguir, veja 3 receitas rápidas de dadinho de tapioca para fazer em casa!
Dadinho de tapioca
Molho de pimenta
Dadinho de tapioca
Em uma tigela, coloque a goma de tapioca e reserve. Em uma panela, adicione o leite e leve ao fogo médio. Assim que levantar fervura, despeje o leite quente sobre a tapioca e misture bem até hidratar completamente. Acrescente o queijo coalho e misture até tudo ficar bem incorporado. Tempere com sal e pimenta-do-reino, misturando bem.
Transfira a massa para uma forma untada com manteiga, espalhando bem e pressionando para ficar uniforme. Cubra com plástico-filme e leve à geladeira por no mínimo 2 horas ou até ficar bem firme. Após gelar, desenforme e corte em cubos de tamanho uniforme. Em uma frigideira funda, aqueça o óleo em fogo médio. Frite os cubos aos poucos até ficarem bem dourados. Retire e escorra em papel-toalha. Reserve.
Molho de pimenta
Em uma panela, coloque a pimenta dedo-de-moça, o alho, o açúcar, o vinagre de maçã e a água. Leve ao fogo baixo, mexendo até o açúcar dissolver completamente. Continue cozinhando por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar levemente. Tempere com sal e finalize com um fio de azeite. Sirva com os dadinhos de tapioca.
Em uma tigela, coloque a goma de tapioca e reserve. Em uma panela, coloque o leite integral, o leite de coco e o açúcar. Leve ao fogão em fogo médio, mexendo até aquecer bem e começar a ferver. Assim que levantar fervura, despeje a mistura quente sobre a tapioca e misture bem até hidratar completamente. Acrescente a essência de baunilha e misture novamente.
Transfira a massa para uma forma untada com manteiga, espalhe bem e pressione para nivelar. Cubra com plástico-filme e leve à geladeira por no mínimo 2 horas, até ficar bem firme. Retire da geladeira, desenforme e corte em cubos uniformes. Coloque em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C por 25 a 30 minutos, virando na metade do tempo para dourar por igual. Retire do forno quando estiverem dourados e levemente crocantes por fora. Ainda quentes, passe os dadinhos na canela em pó.
Dica: sirva com doce de leite
Em uma tigela, coloque a goma de tapioca e reserve. Em uma panela, aqueça o leite em fogo médio até iniciar fervura. Despeje o leite quente sobre a tapioca e misture até hidratar. Acrescente o queijo coalho, a castanha-de-caju, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem. Transfira para uma forma untada com óleo, cubra com plástico-filme e leve à geladeira por no mínimo 2 horas, até ficar bem firme. Retire da geladeira, desenforme e corte em cubos uniformes. Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Aos poucos, disponha os dadinhos de tapioca na panela e frite até dourar. Sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
No dia 29 de novembro, Mercúrio sai da temida fase retrógrada e encerra aquele clima…
Dezembro chegará como um mês de encerramentos, ajustes profundos e escolhas que determinarão o tom…
O último ano em que o posto de time brasileiro com mais Libertadores pertenceu isoladamente…
Neste sábado, os movimentos astrológicos influenciarão cada nativo de maneira distinta, criando sensações que vão…
O Santos respirou fundo na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (28),…
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu Barranquilla, na Colômbia, e Santa Cruz de la…
This website uses cookies.