Da arte urbana às grandes fachadas: o grafite como caminho de desenvolvimento profissional e cultural | ASN Goiás

Natural de Luziânia (GO), Ramon Andrade, conhecido artisticamente como Ramon Phanton, construiu ao longo de mais de uma década uma trajetória marcada pela persistência, criatividade e pela transformação da arte urbana em um caminho sólido de desenvolvimento profissional. Sua história é um exemplo de como o talento aliado à dedicação pode gerar oportunidades, ampliar horizontes e fortalecer a identidade cultural de uma região.

Com o amadurecimento profissional, Ramon passou a expandir sua produção para além dos muros. A arte urbana abriu portas para a arte digital, pintura em tela e o desenvolvimento de produtos autorais, como camisetas e itens personalizados. Em 2024, estruturou a comercialização desses produtos por meio de uma loja virtual, em parceria com amigos, ampliando suas fontes de renda e fortalecendo sua marca artística.

Apesar da diversificação, o grafite segue como seu principal foco. A arte urbana proporcionou experiências antes inimagináveis, como viagens nacionais e internacionais e a participação em projetos de grande escala. Um dos marcos mais recentes de sua carreira foi a realização de uma pintura na lateral de um prédio de cinco andares em São Paulo, viabilizada por meio de um edital público, uma meta pessoal que simboliza o reconhecimento de sua trajetória. Com raízes firmes em Luziânia, cidade para onde se mudou ainda criança, Ramon faz questão de levar o nome do município e do Entorno do Distrito Federal por onde passa. Para ele, sua trajetória também é uma forma de mostrar o potencial artístico da região, rica em manifestações culturais e talentos que merecem visibilidade e incentivo.

O artista Ramon Phanton e as criações feitas para o KIT anual do Sebrae Goiás (Fotos: Camila Melo)

A relação com o Sebrae surge como mais um reconhecimento dessa caminhada. Convidado a integrar uma ação institucional, uma de suas artes ilustra o caderno quer faz parte do KIT 2026 do Sebrae Goiás. Ramon destaca a surpresa e a importância desse momento para sua trajetória como artista urbano. “Foi uma surpresa muito grande receber esse convite. Às vezes a gente não tem noção do alcance do próprio trabalho, e quando uma instituição como o Sebrae reconhece e valoriza a arte urbana, isso mostra que o que a gente constrói nas ruas também é visto como algo profissional e relevante. Saber que meu trabalho, que nasce em Luziânia, pode circular por todo o estado de Goiás é muito significativo e me deixa muito feliz”, afirma.

Trajetória artística

Hoje, com cerca de 13 anos de trajetória artística, Ramon segue construindo sua carreira passo a passo, ampliando sua presença no cenário regional e nacional, e reforçando a importância da cultura, da arte urbana e do empreendedorismo criativo como vetores de transformação social e econômica.

Ramon desenha desde a infância e sempre esteve conectado à cultura hip-hop e ao grafite. Em 2013, teve seu primeiro contato efetivo com a pintura nas ruas, ao iniciar parcerias com a artista local Raquel Bravo. No começo, atuava como auxiliar, contribuindo com preenchimentos e detalhes, enquanto aprendia na prática as técnicas do grafite. Foi nesse processo que nasceu o interesse em aprofundar-se na arte urbana.

Na época, Ramon cursava Engenharia Civil, conciliando estudos, trabalho e, nos finais de semana, a pintura nas ruas. Esse período de transição durou até o final de 2015, quando decidiu trancar o curso e encerrar sua atuação na área da construção civil para se dedicar integralmente ao grafite. A decisão marcou um ponto de virada em sua vida profissional e pessoal.

Ainda em 2015, Ramon viveu sua primeira experiência fora do estado, ao participar de um evento de grafite em Aracaju (SE). A vivência ampliou sua visão sobre o alcance da arte urbana e fortaleceu sua escolha profissional. Já em 2016, começaram a surgir os primeiros convites remunerados para pinturas, quando ele passou a enxergar o grafite também como um mercado de trabalho.

Com uma trajetórioa de 13 anos, Ramon Phanton reforça a importância da cultura, da arte urbana e do empreendedorismo criativo como vetores de transformação social e econômica

Em 2018, Ramon foi aprovado no vestibular para o curso de Artes Visuais em uma universidade pública, retomando um sonho que havia sido interrompido. Paralelamente aos estudos, seguiu participando de eventos e ampliando sua atuação artística. Nesse mesmo período, teve sua primeira experiência internacional, participando de um evento no Chile, o que consolidou ainda mais sua trajetória no cenário artístico.

Hoje, com cerca de 13 anos de trajetória artística, Ramon segue construindo sua carreira passo a passo, ampliando sua presença no cenário regional e nacional, e reforçando a importância da cultura, da arte urbana e do empreendedorismo criativo como vetores de transformação social e econômica.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Camila Melo (61) 9151-5974

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
.

Fonte: Sebre Goiás

Redação

Recent Posts

Suspeito de ter cometido homicídio no Bairro Aldeia do Morro é localizado em Santa Rita

Uma ação integrada da Polícia Militar resultou na prisão do suspeito de ter cometido um…

14 minutos ago

Corpo de Bombeiros reforça segurança e terá base avançada no Carnaval de Goianésia

O Corpo de Bombeiros Militar estará presente de forma estratégica durante a realização do Carnaval…

6 horas ago

Boleto impresso é direito do consumidor goiano – Portal Goiás

Consumidores passam a ter garantido, por lei, o direito de receber boleto impresso em Goiás.…

7 horas ago

Confira funcionamento das unidades de saúde durante o feriado de Carnaval – Portal Goiás

Os hospitais e unidades de saúde estaduais, em Goiânia e no interior, vão manter o…

7 horas ago

Idoso é preso suspeito de aplicar golpes gerando prejuízo de R$ 100 mil em Goianésia

Um idoso de 72 anos foi preso em Brasília, no Distrito Federal, durante ação conjunta…

7 horas ago

Goianésia terá policiamento com jet ski na lagoa durante o período de Carnaval

O Carnaval 2026 em Goianésia contará com um reforço inédito na segurança pública. Pela primeira…

7 horas ago

This website uses cookies.