Categories: BRASIL

CURITIBA (PR): município registra mais de 1,6 mil casos de dengue em 2025

O número de casos prováveis de dengue em Curitiba atingiu a marca de 1.635 em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde (dados até 7/6/2025). A cidade não registrou óbito pela doença este ano.

A capital está entre os 312 municípios-alvo das ações de enfrentamento à dengue adotadas pelo Ministério da Saúde. Esse é um dos motivos pelos quais toda a população de Curitiba e dos municípios da região metropolitana deve manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor, e ficar atenta aos sintomas da dengue.

A chefe da divisão de doenças transmitidas por vetores da Secretaria de Saúde do Paraná, Emanuelle Pouzato, reforça a importância da adesão da população nas ações de prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue. 

“O Estado lançou, em 2025, uma campanha intitulada ‘Paraná contra a Dengue, Não perca a noção do perigo’, justamente com o principal enfoque de mobilizar a população na identificação dos locais que podem acumular água e que representam um risco para a proliferação do vetor aedes aegypti. Nós, enquanto Secretaria do Estado da Saúde, precisamos do engajamento e da mobilização de toda a sociedade, dos setores regulados, órgãos públicos e toda a comunidade.”

Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde. 

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.

“As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”

Manter-se bem hidratado é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria. 

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Sensação de 2025, Mirassol bate São Paulo em estreia no Paulistão

A sensação do futebol brasileiro em 2025 iniciou a temporada mostrando que deseja continuar surpreendendo.…

4 horas ago

Bobsled: Edson Bindilatti garante vaga para 6ª Olimpíada de Inverno

O baiano Edson Bindilatti, de 46 anos, está garantido na sexta Olimpíada de Inverno da…

6 horas ago

Balumango, a manga no pote temperada, é um negócio goiano que virou franquia | ASN Goiás

Há frutas que apenas alimentam e há frutas que contam histórias e nos trazem memórias…

7 horas ago

Com jovens, Bahia supera Jequié pela estreia no Campeonato Baiano

Maior vencedor do Campeonato Baiano e atual campeão, o Bahia iniciou bem a caminhada em…

9 horas ago

Primeira fase chega ao fim e 16 jogos abrem mata-mata da Copinha

Quatro jogos encerraram a fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste…

14 horas ago

Supercopa Rei: CBF define horário de final entre Fla e Corinthians

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, neste domingo (11), o horário da edição 2026…

14 horas ago

This website uses cookies.