O número de casos prováveis de dengue em Cuiabá atingiu a marca de 1.508 em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde (dados até 7/6/2025). A cidade não registrou óbitos pela doença este ano.
A capital está entre os 312 municípios-alvo das ações de enfrentamento à dengue adotadas pelo Ministério da Saúde. Esse é um dos motivos pelos quais toda a população de Cuiabá e dos municípios da microrregião deve manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor, e ficar atenta aos sintomas da dengue.
A aposentada Leila de Jesus Campos, de 67 anos, mora no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. Além de sua família não deixar recipientes com água parada no quintal, ela conta que os vizinhos também fazem o mesmo para evitar os focos do mosquito transmissor da dengue.
“Aqui, os meus vizinhos têm essa consciência de que devemos cada um cuidar do seu quintal, porque se eu cuido do meu e ele não cuida dele, então o mosquito vai vir da casa dele e pode me picar e eu ‘desenvolver’ a dengue.”
Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde.
O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.
“As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”
Manter-se bem hidratado é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria.
Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.
Fonte: Brasil 61
O Goianésia conquistou uma vitória dramática na tarde deste domingo (2) ao derrotar o Tupy…
O Ministério da Fazenda informou aplicativo do Tesouro Direto será desativado no dia 17 de…
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pretende tornar obrigatória a instalação…
A Justiça do Rio de Janeiro revogou a prisão preventiva do rapper Mauro Davi dos…
A prorrogação do programa de renegociação de dívidas bancárias, o Desenrola Brasil 2.0, foi oficializada…
Os pré-selecionados no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre…
This website uses cookies.