Categories: BRASIL

CUIABÁ (MT): município registra mais de 1,5 mil casos de dengue em 2025

O número de casos prováveis de dengue em Cuiabá atingiu a marca de 1.508 em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde (dados até 7/6/2025). A cidade não registrou óbitos pela doença este ano.

A capital está entre os 312 municípios-alvo das ações de enfrentamento à dengue adotadas pelo Ministério da Saúde. Esse é um dos motivos pelos quais toda a população de Cuiabá e dos municípios da microrregião deve manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor, e ficar atenta aos sintomas da dengue.

A aposentada Leila de Jesus Campos, de 67 anos, mora no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. Além de sua família não deixar recipientes com água parada no quintal, ela conta que os vizinhos também fazem o mesmo para evitar os focos do mosquito transmissor da dengue.

“Aqui, os meus vizinhos têm essa consciência de que devemos cada um cuidar do seu quintal, porque se eu cuido do meu e ele não cuida dele, então o mosquito vai vir da casa dele e pode me picar e eu ‘desenvolver’ a dengue.”

Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.

“As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”

Manter-se bem hidratado é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria. 

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Por que MP pediu soltura de suspeito de matar namorada em Alphaville?

O Ministério Público pediu pela revogação da prisão de Fábio Seoane Soalheiro, suspeito de envolvimento…

5 minutos ago

com leucemia, Afonso começa gravar nova fase do personagem

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 21:45 A vida de Afonso (Humberto…

30 minutos ago

Barra Funda passará a receber Linhas 7,10 e 11

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começará a operar a Linha 11-Coral até a…

33 minutos ago

Swiatek amplia freguesia sobre Paolini e ganha Cincinatti Open em jogo maluco com 10 quebras

A polonesa Iga Swiatek voltou a ganhar um torneio WTA 1000 após 15 meses, nesta…

36 minutos ago

USP é eleita pela 3ª vez a melhor universidade ibero-americana

A Universidade de São Paulo (USP) é a única instituição de ensino superior da América…

41 minutos ago

This website uses cookies.