Cruzeiro cresce com Jardim em meio a saídas de Mattos e Dudu e mira liderança após 11 anos


Depois de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo ficar sob os holofotes no Mundial de Clubes, o retorno do Brasileirão evidenciou a força do Cruzeiro, cuja retomada do protagonismo no futebol nacional acontece após correção de rota da diretoria com a contratação do técnico português Leonardo Jardim, culminando na imponente goleada por 4 a 1 diante do Grêmio no Mineirão.

O Cruzeiro está na segunda posição com os mesmos 27 pontos do Flamengo – que tem um jogo a menos – e pode voltar à liderança do Brasileirão depois de 11 anos nesta semana. A equipe mineira torce por um tropeço do rubro-negro carioca contra o Santos, na Vila Belmiro, na quarta-feira, e vai buscar uma vitória diante do Fluminense, brasileiro com a melhor participação no Mundial, no dia seguinte, no Maracanã.

Voltar a ponta da tabela de classificação era um objetivo distante para o Cruzeiro há pouco tempo. O time se acostumou a ficar no meio da tabela durante o processo de reconstrução após três anos consecutivos na Série B. A venda da SAF do clube à Ronaldo Fenômeno trouxe a esperança de dias melhores, mas é com Pedro Lourenço como acionista que o torcedor cruzeirense consegue sonhar com voos mais altos.

Com um perfil mais arrojado do que o antecessor, Pedro Lourenço não faz questão de esconder o lado torcedor quando o assunto é o Cruzeiro. O empresário do ramo de supermercados investiu forte no time celeste, cujo elenco é um dos melhores do País. Mas o caminho para o sucesso no Brasileirão exigiu mudanças bruscas.

Um dos protagonistas da campanha cruzeirense é o técnico Leonardo Jardim. O português de 50 anos chegou ao clube em fevereiro para substituir Fernando Diniz. O início não foi dos melhores, com eliminação na semifinal do Campeonato Mineiro e queda vexatória na primeira fase da Sul-Americana, mas o trabalho começou a dar resposta durante o Brasileirão.

Apesar da boa fase, Jardim faz questão de ponderar quando é questionado sobre expectativas de título. “Neste momento nós temos os nossos objetivos bem definidos. Como já falei, não podemos criar expectativas que o Cruzeiro foi feito para ser campeão. O Cruzeiro foi feito para ser competitivo e chegar à Libertadores. Este é o grande objetivo proposto pelo clube”, comentou o treinador após a goleada no Mineirão.

Antes de o Cruzeiro disparar no Brasileirão, Jardim precisou gerir crises no elenco. O treinador barrou Dudu do time titular e viu o atleta reclamar publicamente. Após alegar “questões internas”, o português viu o atacante pedir para sair do clube com apenas quatro meses. Outros nomes de peso, como o atacante Gabigol e o lateral Fagner, também têm status de reserva com o técnico.

Dudu foi levado ao Cruzeiro pelo CEO Alexandre Mattos, com quem trabalhou no Palmeiras e insistiu na contratação do atacante de 33 anos. O dirigente perdeu prestígio após a saída do jogador para o rival Atlético-MG. Ao mesmo tempo, Leonardo Jardim passou a ser mais participativo em outros setores do futebol cruzeirense. Sem espaço, Mattos aceitou o convite do Santos.

Leonardo Jardim soma 24 jogos no comando do Cruzeiro, com 11 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. O treinador tem um aproveitamento de 55,5%. “Cada jogo do Campeonato (Brasileiro) e da Copa do Brasil têm que ser nossas finais. Temos que dar tudo”, cravou o treinador.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Despesas Pessoais sobem 0,40% em agosto ante alta de 0,76% em julho no IPCA

O grupo Despesas Pessoais saiu de uma alta de 0,76% em julho para um aumento…

12 minutos ago

‘daqui a pouco pedem para abrir o porta-luvas’

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 9, que seu Fusca foi revistado para checar…

15 minutos ago

Grávida entra em trabalho de parto durante gravação de videocast sobre maternidade

O videocast 1001 Tretas, comandado por Julia Faria e Thaila Ayala, registrou um episódio inusitado…

16 minutos ago

Motorista bate Porsche em poste, abandona carro e foge antes da polícia chegar

Um homem de 32 anos é investigado após se envolver em um acidente de trânsito…

19 minutos ago

Ibovespa sobe em busca dos 143 mil pontos após Fux amenizar receio com atrito EUA-Brasil

A leitura de afastamento da possibilidade de novas sanções dos EUA contra o Brasil após…

20 minutos ago

Israel ataca órgãos públicos e reservas de combustíveis no Iêmen em suposta ação contra Houthis

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram que atingiram "alvos…

21 minutos ago

This website uses cookies.