Categories: Últimas Notícias

CRM-DF vai apurar autorização de entrada de pessoas em UTI de Bolsonaro


O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) informou que vai apurar a entrada de pessoas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado.

“As unidades de terapia intensiva (UTIs) acolhem pacientes em condições de saúde delicadas, exigindo ambientes rigorosamente controlados para favorecer a recuperação. O aumento no número de pessoas circulando nesses espaços pode comprometer a evolução clínica dos pacientes e aumentar o risco de infecções hospitalares”, explicou o CRM-DF em comunicado.

Nesta sexta-feira, 25, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu uma nota técnica em que reafirma que o acesso à UTIs é restrito e que o desrespeito aos protocolos técnico-científicos deve ser apurado pelas unidades regionais do órgão.

Segundo o CFM, a entrada nesses espaços deve obrigatoriamente atender a critérios como autorização prévia da equipe médica, ter duração da visita e número de pessoas restrito, observar protocolos de segurança sanitária e o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Bolsonaro permanece na UTI há 13 dias e ainda não tem previsão de alta. Ele foi internado após ser submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal.

O ex-presidente já recebeu aliados como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o pastor Silas Malafaia; deu uma entrevista para o SBT; fez uma live para venda de capacetes e foi intimado pela Justiça. Ao Estadão, Costa Neto informou que pediu ao hospital para realizar a visita e foi autorizado.

Na quarta-feira, 23, uma oficial de justiça entregou a Bolsonaro a intimação sobre a abertura da ação penal de um plano de golpe de Estado. Ele é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como líder de uma organização criminosa. Logo depois, na quinta-feira, 24, ele apresentou piora clínica, com elevação da pressão arterial e alteração nos exames hepáticos, segundo o boletim médico.

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal afirma que cabe à instituição hospitalar e ao Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar estabelecer critérios claros sobre a quantidade de pessoas e quem pode acessar a UTI.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Qual galã tem o melhor beijo de Hollywood, segundo Jennifer Lopez

A atriz e cantora Jennifer Lopez gerou burburinho na quarta-feira, 15, ao participar de uma…

3 minutos ago

‘Tem que sofrer mesmo’, diz bombeiro que atendeu estudante morto após ser baleado por PM em SP

Um dos bombeiros que participaram do atendimento ao estudante de Medicina Marco Aurélio Cardenas, morto…

6 minutos ago

Oferta de 16,32 bilhões de euros do BBVA pelo Sabadell fracassa

O BBVA falhou em sua tentativa de adquirir o Banco de Sabadell, após uma oferta…

7 minutos ago

Flick dá chilique sobre ter escalado Yamal no Barcelona por ordem da direção: ‘Besteira total’

Era apenas uma entrevista coletiva para falar sobre o retorno do Campeonato Espanhol após a…

9 minutos ago

PF faz buscas em endereços de suspeito de ameaçar ‘massacre’ em universidade do litoral de SP

Por Redação O Estado de S. Paulo - 17/10/2025 09:43 A Polícia Federal (PF) cumpre…

25 minutos ago

Após cair por alívio sobre EUA e China, dólar retoma alta ante real e pares emergentes

O dólar no mercado à vista passou a rodar mais perto da estabilidade na manhã…

26 minutos ago

This website uses cookies.