O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) esteve envolvido em dois momentos marcantes sobre o Dia Mundial das Doenças Raras, lembrado no dia 28 de fevereiro. A unidade do Governo de Goiás realizou o Momento Raro, para promover a conscientizar e troca de vivencias entre os pacientes em tratamento em tratamento no Ginásio de Reabilitação de Doenças Neuromotoras (DNM) e colaboradores da unidade de saúde do Governo de Goiás. E ainda participou de uma sessão especial na Câmara Municipal de Goiânia, em homenagem aos profissionais, colaboradores, familiares e portadores dessas enfermidades.
O gerente de reabilitação física e visual do Crer, Eduardo Martins Carneiro, destacou a relevância do evento e a importância do atendimento especializado oferecido pela instituição. “No Crer, o programa de doenças neuromusculares reúne o maior número de pacientes com doenças raras, incluindo Esclerose Lateral amiotrófica (ELA), Amiotrofia Espinhal e Distrofias Musculares. E somos o único hospital do Centro-Oeste a oferecer um serviço específico, incluindo a dispensação de ventiladores mecânicos”, ressaltou.
Rodrigo Mansil, paciente do Crer diagnosticado com Ataxia, enfatizou o impacto do Momento Raro na vida daqueles que convivem com doenças raras. “A interação dos pacientes falando sobre emoções, rotinas e histórias de vida, fez do momento ainda mais especial. Para muitas pessoas que enfrentam dificuldades de comunicação e mobilidade, momentos como esse são essenciais. Conversar é remédio. Ser lembrado é remédio. Ter esse espaço para compartilhar experiências é, sem dúvida, um alívio para todos nós”, afirmou.
O evento que contou com a presença de 49 participantes, proporcionando um espaço de escuta ativa, onde pacientes compartilharam suas experiências e desafios. Assim, reafirmando o compromisso do Crer com a reabilitação, o acolhimento e a qualidade no atendimento a pacientes com doenças raras. O Momento Raro se consolidou como um evento fundamental para dar visibilidade a essa causa e fortalecer a rede de apoio para pacientes, familiares e profissionais da saúde.
Profissionais homenageados
Na homenagem realizada pela Câmara Municipal de Goiânia, foi destacada a importância da atuação multidisciplinar no diagnóstico, tratamento e acolhimento de pacientes com doenças raras. Os profissionais do Crer homenageados foram a educadora física Adriana Alves Teixeira, a fisioterapeuta Gisele Duarte de Oliveira Araujo, a terapeuta ocupacional Giselle Gomes da Silva Leles, a fisiatra Carolinne Borges Alves Dulci, a fonoaudióloga Paula Roldão, a pneumologista Lorine Uchôa Inácio Matos e a terapeuta ocupacional Simone Xavier.
O Crer é um dos principais centros de referência no Brasil no diagnóstico, assistência e tratamento de pacientes com doenças raras, atuando 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com uma abordagem multidisciplinar, a equipe médica e de profissionais de diversas áreas trabalha para proporcionar mais qualidade de vida a esses pacientes, oferecendo um atendimento especializado e acolhedor.
Globalmente, cerca de 300 milhões de pessoas convivem com doenças raras, das quais 13 milhões no Brasil. Estima-se que existam entre 6 e 8 mil doenças raras, e 80% delas são de origem genética, afetando principalmente crianças, mas algumas podem se manifestar ao longo da vida. Para 95% delas, não há tratamento, restando somente os cuidados paliativos e serviços de reabilitação.
Por Juliana Saran e Klysman Prado/Agir
O papa Leão XIV passou o último domingo de suas férias de verão com dezenas…
Marcelo Teixeira, presidente do Santos, esteve na sede da Torcida Jovem neste sábado (16) e…
Felca, youtuber que ficou conhecido por seu vídeo sobre "adultização", participou do Altas Horas, da…
As sobremesas fáceis são uma ótima alternativa para saciar a vontade de comer doce e…
Vanderlei Luxemburgo participou do programa "De jogador para jogador", apresentado pelo ex-atacante Müller, e fez…
Paolla Oliveira participou do Altas Horas deste sábado, 16, e comentou a respeito de sua…
This website uses cookies.