O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) esteve envolvido em dois momentos marcantes sobre o Dia Mundial das Doenças Raras, lembrado no dia 28 de fevereiro. A unidade do Governo de Goiás realizou o Momento Raro, para promover a conscientizar e troca de vivencias entre os pacientes em tratamento em tratamento no Ginásio de Reabilitação de Doenças Neuromotoras (DNM) e colaboradores da unidade de saúde do Governo de Goiás. E ainda participou de uma sessão especial na Câmara Municipal de Goiânia, em homenagem aos profissionais, colaboradores, familiares e portadores dessas enfermidades.
O gerente de reabilitação física e visual do Crer, Eduardo Martins Carneiro, destacou a relevância do evento e a importância do atendimento especializado oferecido pela instituição. “No Crer, o programa de doenças neuromusculares reúne o maior número de pacientes com doenças raras, incluindo Esclerose Lateral amiotrófica (ELA), Amiotrofia Espinhal e Distrofias Musculares. E somos o único hospital do Centro-Oeste a oferecer um serviço específico, incluindo a dispensação de ventiladores mecânicos”, ressaltou.
Rodrigo Mansil, paciente do Crer diagnosticado com Ataxia, enfatizou o impacto do Momento Raro na vida daqueles que convivem com doenças raras. “A interação dos pacientes falando sobre emoções, rotinas e histórias de vida, fez do momento ainda mais especial. Para muitas pessoas que enfrentam dificuldades de comunicação e mobilidade, momentos como esse são essenciais. Conversar é remédio. Ser lembrado é remédio. Ter esse espaço para compartilhar experiências é, sem dúvida, um alívio para todos nós”, afirmou.
O evento que contou com a presença de 49 participantes, proporcionando um espaço de escuta ativa, onde pacientes compartilharam suas experiências e desafios. Assim, reafirmando o compromisso do Crer com a reabilitação, o acolhimento e a qualidade no atendimento a pacientes com doenças raras. O Momento Raro se consolidou como um evento fundamental para dar visibilidade a essa causa e fortalecer a rede de apoio para pacientes, familiares e profissionais da saúde.
Profissionais homenageados
Na homenagem realizada pela Câmara Municipal de Goiânia, foi destacada a importância da atuação multidisciplinar no diagnóstico, tratamento e acolhimento de pacientes com doenças raras. Os profissionais do Crer homenageados foram a educadora física Adriana Alves Teixeira, a fisioterapeuta Gisele Duarte de Oliveira Araujo, a terapeuta ocupacional Giselle Gomes da Silva Leles, a fisiatra Carolinne Borges Alves Dulci, a fonoaudióloga Paula Roldão, a pneumologista Lorine Uchôa Inácio Matos e a terapeuta ocupacional Simone Xavier.
O Crer é um dos principais centros de referência no Brasil no diagnóstico, assistência e tratamento de pacientes com doenças raras, atuando 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com uma abordagem multidisciplinar, a equipe médica e de profissionais de diversas áreas trabalha para proporcionar mais qualidade de vida a esses pacientes, oferecendo um atendimento especializado e acolhedor.
Globalmente, cerca de 300 milhões de pessoas convivem com doenças raras, das quais 13 milhões no Brasil. Estima-se que existam entre 6 e 8 mil doenças raras, e 80% delas são de origem genética, afetando principalmente crianças, mas algumas podem se manifestar ao longo da vida. Para 95% delas, não há tratamento, restando somente os cuidados paliativos e serviços de reabilitação.
Por Juliana Saran e Klysman Prado/Agir
Depois de decisão judicial que ordenou a retirada de peças promocionais com a mensagem "petista…
Detalhes da vida financeira de Nicole Kidman e Keith Urban começam a se tornar públicos…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 02/10/2025 19:46 A ministra da Segurança Nacional…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e…
Em dia de recordes de Wanna Brito e Antônia Keyla, o Brasil teve uma jornada…
O Corinthians sofreu mais uma condenação na Fifa, desta vez por causa de uma dívida…
This website uses cookies.