Nesta terça-feira, 07, durante reunião do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19, ficou decidido que o decreto publicado na última semana, no que diz respeito ao funcionamento dos comércios em Goianésia, será revogado, e um novo decreto, flexibilizando o funcionamento deverá ser publicado ainda hoje.

Após a reunião, o prefeito Renato de Castro concedeu uma rápida entrevista coletiva e informou que “haverá uma flexibilização, e não um relaxamento”. Ele pediu para sociedade fazer sua parte, para que a prefeitura possa fazer a dela, e assim o sistema de saúde não entrar em colapso, deste modo, os comércios e igrejas poderão voltar a funcionar normalmente.

Renato explicou que a Secretaria Municipal de Saúde - SMS - possuía cinco respiradores, porém, a Anglo American realizou a doação de quatro e após adquirirem as peças que estavam faltando eles já estão funcionando. Na tentativa de fortalecer a saúde, foi realizada a aquisição de outros cinco, e o secretário municipal de saúde Hisham Mohamad Hamida conseguiu a doação de 20 junto ao Ministério da Saúde, no entanto, estes respiradores ainda não chegaram em Goianésia.

Neste momento em que a curva da doença está cada vez mais acentuada em nosso município, o ideal é que a população passe a obedecer de verdade os protocolos já divulgados, como sair de casa somente em caso de extrema necessidade, usar corretamente a máscara de proteção, sempre higienizar as mãos, dentre outros.