O Sebrae Goiás acaba de lançar o ‘Raio X Sebrae’. O instrumento permitirá aos empresários de pequenos negócios (MEI, ME, EPP, incluindo os produtores rurais) realizarem um diagnóstico da situação atual de suas empresas, além de receberem uma avaliação imediata dos pontos que merecem atenção e que precisam ser tratados.

O ‘Raio X Sebrae’ é um questionário online, disponível no endereço raiox.sebrae.com.br e no Portal Sebrae (www.sebraego.com.br), em que os empresários poderão acessar para responder, de forma simples e objetiva, 78 questões de múltipla escolha, estruturadas em cinco áreas (Finanças, Planejamento, Marketing, Inovação e Gestão de Pessoas) e 17 subáreas do negócio. Ao acessar, o empresário deverá preencher um cadastro (caso ainda não possua um cadastro no Sebrae) e, em seguida, responder às questões, escolhendo a resposta que melhor representa a situação de seu negócio.

Para participar o empresário precisará investir cerca de 1 hora de tempo respondendo às perguntas. No entanto, é importante ressaltar que ele obterá imediatamente, após responder todo o questionário, uma avaliação completa de seu negócio, indicando pontos positivos que merecem ser reforçados ou pontos que precisam ser tratados para que o negócio melhore e prospere.

Potencializando os pequenos negócios
Segundo o diretor-técnico do Sebrae, Wanderson Portugal Lemos, o “RaioX-Sebrae” propicia ao empresário um completo conhecimento do seu negócio. “São cinco áreas: planejamento, finanças, mercado e vendas, inovação e pessoas, em que ele, ao responder às perguntas, irá receber pontualmente orientações para resolver o seu problema e, mesmo no final, um relatório completo dos indicadores da sua empresa em relação a outras empresas que participarem do ‘Raio X Sebrae’ no Estado de Goiás”, explica.

O diretor comenta ainda que após conhecer o resultado de sua avaliação (diagnóstico), o empresário receberá uma nota e conhecerá seu desempenho comparado à média geral de outras empresas. “Com isso, o empresário poderá contar com o apoio do Sebrae para receber atenção continuada, por meio de atendimentos personalizados, consultorias de gestão ou tecnológicas, capacitações, dentre outras orientações. O objetivo do Sebrae é melhorar o desempenho dos pequenos negócios em Goiás, tornando-o mais competitivo em um mercado de muita concorrência”, complementa.

Para o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Derly Fialho, a ação é fundamental para que o Sebrae cumpra sua missão de forma ainda mais assertiva. “A gente precisa entender, conhecer e estudar  para atender às empresas da maneira correta. E o ‘Raio X Sebrae’ vai proporcionar isso, um melhor entendimento do negócio. O próprio empresário, tendo noção das deficiências que têm em sua gestão, poderá gerir melhor a sua empresa. Quando a gente entende a empresa, setor a setor, segmento a segmento, a gente é muito mais assertivo na proposta de ajuda e soluções a serem implementadas E ele só vai poder fazer isso com uma ferramenta que mapeie suas deficiências, para assim criar um plano de ação e corrigir suas limitações”, reforça.

O diretor-superintendente acredita que campanha, que nasceu a partir das programações do Sebrae Goiás dentro do Mês da MPE, tem o objetivo de popularizar a ferramenta para que o máximo de empresários possam usar em benefício à reformulação e da melhoria do desempenho dos seus negócios. “Nós temos a certeza que este será um dos grandes trunfos do Sebrae para o Mês da MPE em 2019”, finaliza.

Para participar do Raio X Sebrae
1 – acesse raiox.sebraego.com.br
2 – preencha o cadastro com os dados pessoais e da empresa
3 – responda às perguntas
4 – ao finalizar, leia atentamente as recomendações do Sebrae (feedback) e analise pontos críticos, moderados e confortáveis
5 – reflita sobre o que pode ser melhorado e/ou potencializado em sua empresa
6 – caso queira, entre em contato com o Sebrae (www.sebraego.com.br ou 0800 570 0800) para agendar atendimento online (a distância) ou presencial.