Durante sessão ordinária, a Câmara Municipal de Goianésia, aprovou a Lei N° 109/2022 de 14 de junho de 2022, de autoria dos Vereadores Paulo Henrique, UNIÃO, e Fábio da Enigma, MDB, ficando assim, instituído como “Árvore Símbolo” da cidade de Goianésia, o Ipê-Amarelo, das seguintes espécies: tabebuia chrystricha, tabebuia vellosoi, tabebuia umbellata, tabebuia serratifolia, tabebuia ochracea, tabebuia caraíba e tabebuia alba.
 
No projeto está incluso também, a autorização ao Poder Público Municipal promover campanhas de incentivo ao cultivo da espécie, e de distribuição de sementes e mudas para a população.

O Ipê-Amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil, sendo a árvore mais conhecida e cultivada. Além de ser símbolo do país ela é conhecida pela sua resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram usados nas construções de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. 

Segundo os Vereadores autores do projeto, o objetivo do ipê-amarelo ser a árvore símbolo de Goianésia é para que a cidade fique mais arborizada e bonita. Através disso incentivará a população no plantio e cuidado em mais árvores usando como referência os ipês.
 
Ipê amarelo. A cor dourada do Brasil. • ApremaviFlorada de ipê amarelo da Rodoviária é atração turística - Prefeitura de  Curitiba