A Costa do Marfim ficou muito perto de celebrar a vaga na Copa do Mundo de 2026 nesta sexta-feira. Mas a goleada sobre a lanterna Seychelles, por 7 a 0, acabou ofuscada por show de Aubameyang em outro jogo do grupo. O astro do Gabão, atualmente no Olympiqyue de Marselha, anotou quatro vezes, garantindo o triunfo de seu país na Gâmbia, estragando a festa marfinense por antecipação. Senegal também goleou na rodada, mas foi outro atrapalhado por um concorrente: a República Democrática do Congo, que ganhou em visita ao Togo.
Dispostos a voltarem a um Mundial após 12 anos, os marfinenses necessitaram de somente sete minutos para abrir o placar na visita a Seychelles, gol de pênalti de Sangaré. Com 39 minutos a goleada já estava consumada, com Agbadou, Diakité e Guessand anotando. Após o descanso, foi a vez de Diomande, Adingra e Kessié marcarem e fecharem o massacre.
A vaga, contudo, só seria possível nesta sexta desde que o Gabão perdesse, o que acontecia até os 17 minutos do segundo tempo, quando Aubameyang fez seu terceiro gol na partida para empatar o jogo. Depois de ter 1 a 0 e 2 a 1, o Gabão levou a virada, para 3 a 2. O astro da seleção, porém, estava iluminado e anotou outra vez, para decretar um gigante 4 a 3.
Na última rodada, na terça-feira, basta à Costa do Marfim, com 23 pontos, superar o Quênia em seus domínios. Um ponto atrás, o Gabão hospeda o Burundi necessitando fazer o resultado e contar com uma ajudinha dos quenianos.
Depois de figurarem nas Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014, sempre eliminada na primeira fase, os marfinenses amargaram ausências nas duas últimas edições e buscarão evitar a terceira frustração seguida. A época de ouro foi com nomes de peso no futebol europeu, casos de Didier Droga, Yayá Touré, Kalou, Euboué, entre outros.
SENEGAL EM SITUAÇÃO SEMELHANTE
Outra seleção que poderia garantir a vaga nesta sexta-feira era Senegal. Mas a festa acabou adiada por causa de triunfo da República Democrática do Gongo. Os senegalês até fizeram seu papel, com 5 a 0 sobre o Sudão do Sul. Ocorre que sua principal perseguidora fez 1 a 0 na casa de Togo.
A definição vai ocorrer na última rodada, com Senegal defendendo vantagem de 21 pontos diante de 19 da República Democrática do Congo. Os senegaleses recebem a Mauritânia e a concorrente hospeda o frágil Sudão do Sul.
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Regional de Polícia de São Luís…
Com Lionel Messi nos camarotes do Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, a…
O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Lourdes de Freitas Machado, ocorrido nesta sexta-feira,…
A produção industrial caiu em nove dos 18 locais pesquisados em agosto de 2025 ante…
As taxas de juros negociadas no mercado futuro oscilam perto dos ajustes da véspera na…
This website uses cookies.