O diretor do Federal Reserve (Fed) Stephen Miran afirmou que a resiliência da economia americana no próximo ano dependerá diretamente de como as tensões comerciais entre Estados Unidos e China será resolvida e da trajetória da política monetária, em entrevista à Fox Business na manhã desta quinta-feira.
Miran disse projetar crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 2% neste ano, com a atividade mantendo a força em 2026. Mas, segundo ele, as tensões entre EUA e China trouxeram novamente incertezas para a economia que haviam sido dissipadas. “As negociações podem ocorrer rapidamente ou lentamente e isso definirá o tamanho do crescimento do PIB no ano que vem”, afirmou, ponderando que, quanto mais rápido o acordo, mais forte será o desempenho da economia.
O diretor também vê influência direta do Fed nas perspectivas para o crescimento econômico dos EUA. Na visão dele, os juros precisam ser ajustados rapidamente para um nível apropriado para sustentar a resiliência da economia. Sobre a reunião de outubro, Miran afirmou que os dirigentes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, em inglês) deveriam reduzir as taxas em 50 pontos-base (pb), mas provavelmente devem optar por corte menor, de 25 pb.
Miran ponderou que a política monetária está demasiadamente restritiva, considerando que o nível neutro dos juros pode ter caído desde a restrição em políticas de imigração. O dirigente também vê maiores ganhos de produtividade na economia com a implementação da inteligência artificial (IA) e aumento em investimentos na indústria de tecnologia, particularmente para construção de data centers.
“Mas é cedo para dizer como isso está afetando o mercado de trabalho, porque cada emprego apagado pela IA pode gerar novos em outras funções”, disse.
Sobre ajustes no balanço patrimonial, Miran defendeu que o BC americano deveria pausar a redução de títulos até que as novas regulações bancárias sejam definidas. De acordo com ele, o tamanho do balanço deve ser correspondente ao tamanho do sistema bancário nos EUA, o que só será determinado após a aprovação das regras de capital.
Por: Estadão Conteúdo
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) que cerca de 1,1 milhão de…
A MJ Papelaria, localizada em Goianésia, no Vale do São Patrício, encontrou no Sebrae Goiás…
As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com 647 vagas abertas para cursos gratuitos…
Quatro hospitais da operadora de plano de saúde Hapvida começam nesta sexta-feira (16) a atender…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para o estado…
O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Antônio Ribeiro da Costa, ocorrido…
This website uses cookies.