O presidente do Federal Reserve (Fed) de Richmond, Tom Barkin, afirmou nesta quarta-feira, 9, que a correção dos mercados acionários provavelmente não é o que pesará sobre a demanda de consumidores americanos, e sim a situação do emprego nos EUA. “A taxa de desemprego, anúncios de demissões e índices de renda vão nos mostrar o status do emprego nos Estados Unidos e os possíveis impactos em consumidores”, explicou, em evento do Clube Econômico em Washington.
Barkin disse que o BC americano está acompanhando essas dinâmicas de perto porque representam a “maior parte da economia”. Neste cenário, uma retração forte dos gastos com consumo poderia ter reflexos sobre o crescimento econômico do país.
“Três meses atrás, a situação parecia boa, com desemprego baixo e inflação longe do pico. Desde então, há uma grande névoa de incerteza”, afirmou, em referência às novas políticas dos EUA sobre tarifas, comércio, imigração, energia e fiscal.
Sobre políticas fiscais, o dirigente comentou que o Fed terá que ajustar a política monetária quando as mudanças propostas pelo governo acontecerem, para adaptar a direção de acordo com os mandatos de pleno emprego e estabilidade de preços, mas evitou comentar qual pode ser a trajetória dos juros.
Questionado sobre como o BC americano atuaria frente a um cenário de altos níveis da inflação e da taxa de desemprego, Barkin reiterou que as decisões são julgadas a depender dos dados, afirmando que é necessário um “equilíbrio delicado” e “cautela” ao gerenciar os juros. O dirigente, no entanto, sinalizou que não é possível descartar alta nos juros, caso a inflação volte a acelerar.
Por: Source link
A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 em Goiás…
Um veículo de passeio com registro de furto/roubo foi recuperado pela Força Tática (CB Vieira,…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nova indicação terapêutica para a vacina Gardasil 9, que…
Um grupo de 65 empreendedoras de Niquelândia esteve em Goiânia no último sábado, 7, para…
Uma garota de 11 anos, identificada como Laira Yasmin Carvalho Pontes, está desaparecida em Goianésia…
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, a distribuição, a importação,…
This website uses cookies.