Corpus Christi é feriado? Entenda o que diz a lei sobre o ponto facultativo


Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, que neste ano será celebrado em 19 de junho? Pois saiba que a celebração católica da eucaristia não é – e nunca foi – feriado nacional no Brasil. Mas é feriado em vários Estados e muitos municípios. Em âmbito federal, é ponto facultativo – quando cabe a cada empresa decidir se autoriza ou não a folga de seus funcionários.

A data que celebra o corpo e o sangue de Jesus Cristo, por meio da consagração do pão e do vinho, foi instituída em 1264 pelo papa Urbano IV e trazida para o Brasil pelos portugueses.

Em 17 capitais estaduais será feriado, por força de lei municipal ou estadual: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória. Nesses locais, órgãos públicos e grande parte do comércio não funcionam.

Nas demais capitais o funcionamento do comércio e de órgãos públicas dependerá da decisão de cada empregador ou gestor público.

O que é Corpus Christi?

Corpus Christi, expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, é o nome de uma celebração instituída pela Igreja Católica em 1264 para comemorar a eucaristia, o sacramento cristão segundo o qual o pão e o vinho se tornam o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Essa celebração acontece numa data móvel, sempre numa quinta-feira e exatamente 60 dias depois da Páscoa. Em 2025, a data é 19 de junho.

A celebração é realizada numa quinta-feira por ser diretamente ligada a outra data religiosa, a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos antes de ser crucificado, que ocorreu na quinta-feira anterior à Páscoa. Naquela data, segundo a Igreja Católica, Cristo ofereceu a Deus o seu corpo e o seu sangue, representados respectivamente por pão e vinho, e entregou esses alimentos aos apóstolos para que eles consumissem, ordenando que assim fizessem também com seus sucessores.

“Tomai todos e comei. Isto [o pão] é o Meu Corpo, que é entregue por vós”, teria dito Cristo. Foi então criada a crença de que o pão e o vinho, a partir do ato da consagração, se transformam no corpo e no sangue de Cristo. Esse fenômeno é chamado transubstanciação.

Foi a partir daí que se instituiu Corpus Christi, com o objetivo de reafirmar a importância do pão e do vinho como o corpo e o sangue de Cristo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Chelsea aposta na juventude para superar experiência do Fluminense na semifinal do Mundial

O argentino Enzo Fernández tem 24 anos e chegou ao Chelsea no início de 2023,…

10 minutos ago

Gonzalo Garcia aproveita chances no Mundial e ofusca Rodrygo e Endrick no Real Madrid

Aos 21 anos, o atacante Gonzalo Garcia não é destaque nem mesmo no site do…

47 minutos ago

Dirigente responsabiliza Hugo Calderano por viagem negada pelos EUA

O chefe oficial executivo (CEO, na sigla em inglês) da World Table Tennis (WTT), entidade…

1 hora ago

Perfil oficial de Maria de Fátima de ‘Vale Tudo’ sai do ar

A Globo desativou o perfil no Instagram de Maria de Fátima, vivida por Bella Campos…

1 hora ago

Daniel Vilela assina transferência da capital para Trindade e enaltece importância da Festa do Divino Pai Eterno – Vice-Governadoria

Governador em exercício também assistiu ao desfile de carreiros. “Aqui em Trindade, temos uma das…

1 hora ago

Como líder do PCC que estava foragido desde 2016 foi preso em estacionamento de mercado

A prisão de Ricardo Batista Ambrózio, de 44 anos, vulgo Perfume ou Kaiak, apontado como…

2 horas ago

This website uses cookies.