Corinthians, Palmeiras e Flamengo não assinam documento para criação de liga brasileira


A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU) continuam as negociações para organizar o Campeonato Brasileiro e unificar a venda dos direitos de TV dos jogos, mas ainda têm um caminho pela frente. Um memorando que colhe assinaturas dos clubes sobre a unificação não contou com a participação de Corinthians, Palmeiras e Flamengo.

Entre os 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão, 30 sinalizaram a favor do documento. Segundo apurou o Estadão, é cobrado um maior detalhamento sobre as questões comerciais da carta de intenções, principalmente por clubes da Libra, como nos casos de Palmeiras e Flamengo. Entretanto, há não-signatários na LFU, como o Corinthians.

Ainda que se unifique a organização e venda, Libra e LFU continuariam a existir como blocos distintos. Comercialmente, além dos direitos de TV, a liga também vai negociar venda de espaços em placas de publicidades e naming rights do torneio.

As questões técnicas envolvem, por exemplo, o calendário e a arbitragem. Há expectativa de que um fundo de investimento financie pontos como o uso de tecnologia na arbitragem e condicionamento de juízes.

A criação da liga é uma das propostas de Samir Xaud, eleito recentemente para a presidência da CBF, que participa das negociações. A entidade ainda organizará as divisões inferiores e a Copa do Brasil e, portanto, também terá parte na discussão de calendário.

Já é entendido como inviável colocar a liga de pé para 2026. O Brasileirão do próximo ano, portanto, continuará com a CBF. É esperado, porém, que, até o fim de 2025, se tenha a documentação para que a liga exista em 2027.

As vendas dos direitos de televisão seriam unificadas a partir de 2030. Isso porque Libra e LFU têm seus respectivos contratos de até 2029. Os contratos atuais já representam valores mais equilibrados em relação ao que era negociado antigamente. Com a unificação, a expectativa é de que haja ainda mais equilíbrio.

Atualmente, a Libra tem acordo exclusivo com a Globo para TV aberta, fechada e pay-per-view (no Premiere). Já a LFU negociou um jogo exclusivo com a Amazon Prime Video e outros com o Premiere, além da CazéTV, no YouTube, e a Record, na TV aberta.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bia Haddad amplia freguesia sobre Maria Sakkari e avança às oitavas do US Open

A tenista brasileira Beatriz Haddad Maia levou a melhor sobre a grega Maria Sakkari na…

26 minutos ago

Com Neymar como trunfo, Santos recebe Fluminense na estreia de Vojvoda em busca de nova fase

Estreia de técnico, novo ciclo, foco na reabilitação e aposta na experiência de Neymar. De…

38 minutos ago

Luis Fernando Verissimo soube comentar o presente em textos atemporais

O cronista Luis Fernando Verissimo morreu neste sábado, 30, em Porto Alegre. Aos 88 anos,…

40 minutos ago

Hackers roubam R$ 400 milhões em operação de Pix

A empresa de infraestrutura bancária Sinqia sofreu um ataque hacker na noite de sexta-feira, 29,…

52 minutos ago

Com onda de protestos, autoridades da Indonésia suspendem lives no TikTok

Por Redação O Estado de S. Paulo - 31/08/2025 07:45 A Indonésia enfrenta uma onda…

1 hora ago

Em momentos distintos, Flamengo e Grêmio se enfrentam no Maracanã

Embalado pela goleada por 8 a 0 sobre o Vitória e líder isolado do Campeonato…

1 hora ago

This website uses cookies.