Corinthians, Palmeiras e Flamengo não assinam documento para criação de liga brasileira


A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU) continuam as negociações para organizar o Campeonato Brasileiro e unificar a venda dos direitos de TV dos jogos, mas ainda têm um caminho pela frente. Um memorando que colhe assinaturas dos clubes sobre a unificação não contou com a participação de Corinthians, Palmeiras e Flamengo.

Entre os 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão, 30 sinalizaram a favor do documento. Segundo apurou o Estadão, é cobrado um maior detalhamento sobre as questões comerciais da carta de intenções, principalmente por clubes da Libra, como nos casos de Palmeiras e Flamengo. Entretanto, há não-signatários na LFU, como o Corinthians.

Ainda que se unifique a organização e venda, Libra e LFU continuariam a existir como blocos distintos. Comercialmente, além dos direitos de TV, a liga também vai negociar venda de espaços em placas de publicidades e naming rights do torneio.

As questões técnicas envolvem, por exemplo, o calendário e a arbitragem. Há expectativa de que um fundo de investimento financie pontos como o uso de tecnologia na arbitragem e condicionamento de juízes.

A criação da liga é uma das propostas de Samir Xaud, eleito recentemente para a presidência da CBF, que participa das negociações. A entidade ainda organizará as divisões inferiores e a Copa do Brasil e, portanto, também terá parte na discussão de calendário.

Já é entendido como inviável colocar a liga de pé para 2026. O Brasileirão do próximo ano, portanto, continuará com a CBF. É esperado, porém, que, até o fim de 2025, se tenha a documentação para que a liga exista em 2027.

As vendas dos direitos de televisão seriam unificadas a partir de 2030. Isso porque Libra e LFU têm seus respectivos contratos de até 2029. Os contratos atuais já representam valores mais equilibrados em relação ao que era negociado antigamente. Com a unificação, a expectativa é de que haja ainda mais equilíbrio.

Atualmente, a Libra tem acordo exclusivo com a Globo para TV aberta, fechada e pay-per-view (no Premiere). Já a LFU negociou um jogo exclusivo com a Amazon Prime Video e outros com o Premiere, além da CazéTV, no YouTube, e a Record, na TV aberta.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

A terceira edição da Copinha Feminina terá o campeão definido neste sábado (20). A partir…

1 hora ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 20/12/2025

Neste sábado, o movimento dos astros tenderá a influenciar as escolhas e atitudes dos nativos,…

7 horas ago

7 sobremesas geladas para o Natal

Sobremesas geladas são a escolha perfeita para o Natal. Isso porque elas trazem um equilíbrio…

13 horas ago

7 dicas para aproveitar as ceias de fim de ano sem culpa

As comidas são um dos principais atrativos das festas de fim de ano, marcadas por…

14 horas ago

Campinas enfrenta italiano Perugia na semi Mundial de Clubes de Vôieli

O Vôlei Renata, de Campinas (SP), será o representante brasileiro nas semifinais do Mundial de…

14 horas ago

Campinas enfrenta italiano Perugia na semi Mundial de Clubes de Vôieli

O Vôlei Renata, de Campinas (SP), será o representante brasileiro nas semifinais do Mundial de…

14 horas ago

This website uses cookies.