A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira diversos mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Leste, segundo o Exército sul-coreano. A ação se soma a uma série de demonstrações militares que vêm aumentando as tensões na região. Autoridades militares da Coreia do Sul investigam se os testes têm ligação com o envio de armas norte-coreanas à Rússia na guerra da Ucrânia.
De acordo com o Estado-Maior Conjunto sul-coreano, os mísseis foram disparados a partir da região da cidade portuária de Wonsan, no leste do país, entre 8h10 e 9h20 da manhã (horário local). O mais distante teria percorrido cerca de 800 quilômetros. Ainda não há confirmação sobre o número exato de mísseis lançados.
Em entrevista coletiva, o porta-voz do Estado-Maior Conjunto, Lee Sung Joon, afirmou que os disparos “possivelmente tiveram como objetivo testar o desempenho de armas que o país pretende exportar”, já que a Coreia do Norte “continua enviando equipamentos militares e tropas para apoiar o esforço de guerra da Rússia contra a Ucrânia”.
O Estado-Maior Conjunto sul-coreano informou ainda que autoridades de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos detectaram com antecedência os preparativos para os lançamentos e rastrearam os mísseis após o disparo. As informações foram compartilhadas com o Japão. Em nota, o Estado-Maior classificou os disparos como um “claro ato de provocação” que ameaça a paz e a estabilidade da região.
Por: Estadão Conteúdo
O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de…
O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a "Libertadores" do…
O povo rubro-negro quer o mundo de novo e terá a chance de reconquistá-lo. Neste…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de São Miguel do…
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado em 13 de dezembro, é uma…
O Natal pede mesa farta, aconchego e aquele toque doce que faz todo mundo sorrir.…
This website uses cookies.