Por Redação O Estado de S. Paulo – 01/07/2025 12:23
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário médio de 13,94% de aumento nas tarifas para os consumidores atendidos pela Enel em São Paulo. O novo valor entra em vigor a partir desta sexta-feira, 4 de julho.
Para os consumidores em Alta Tensão (indústrias, shoppings, e grandes unidades), o impacto será de 15,77%; e para os consumidores em Baixa Tensão (residências, pequenos comércios), será de 13,47%.
A Enel SP atende 8 milhões de unidades consumidoras na capital paulista e região metropolitana, com um faturamento anual superior a R$ 20 bilhões.
Segundo a Enel, o reajuste é resultado da elevação de custos que não são de responsabilidade e não são gerenciáveis pela companhia – como encargos setoriais definidos em Leis e Decretos e aquisição de energia.
“É fundamental esclarecer que a Enel SP não define as tarifas cobradas. Elas são reguladas pela ANEEL, com base em critérios técnicos e legais. A maior parte da conta de luz é composta por custos que vão além da distribuição e incluem valores repassados aos setores de geração e transmissão, além dos tributos e encargos repassados aos governos federal e estadual. Do total arrecadado pela Enel SP, apenas 22,1% correspondem à parcela da própria distribuidora”, afirma o Hugo Lamin, Diretor de Regulação da Enel Brasil.
Por: Estadão Conteúdo
Imunizante garante transferência de anticorpos ao bebê durante a gestação e proteção da criança por…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam)…
A Companhia de Policiamento Especializado (CPE) apreendeu um veículo clonado em Goianésia. A ação ocorreu…
O Sol em Sagitário fará conjunção com Vênus e Marte e quadratura com Saturno e…
Nesta sexta-feira, os astros influenciarão cada nativo de forma distinta, provocando mudanças sutis na forma…
Os mais de 64 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã na noite desta…
This website uses cookies.