Por Redação O Estado de S. Paulo – 01/07/2025 12:23
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário médio de 13,94% de aumento nas tarifas para os consumidores atendidos pela Enel em São Paulo. O novo valor entra em vigor a partir desta sexta-feira, 4 de julho.
Para os consumidores em Alta Tensão (indústrias, shoppings, e grandes unidades), o impacto será de 15,77%; e para os consumidores em Baixa Tensão (residências, pequenos comércios), será de 13,47%.
A Enel SP atende 8 milhões de unidades consumidoras na capital paulista e região metropolitana, com um faturamento anual superior a R$ 20 bilhões.
Segundo a Enel, o reajuste é resultado da elevação de custos que não são de responsabilidade e não são gerenciáveis pela companhia – como encargos setoriais definidos em Leis e Decretos e aquisição de energia.
“É fundamental esclarecer que a Enel SP não define as tarifas cobradas. Elas são reguladas pela ANEEL, com base em critérios técnicos e legais. A maior parte da conta de luz é composta por custos que vão além da distribuição e incluem valores repassados aos setores de geração e transmissão, além dos tributos e encargos repassados aos governos federal e estadual. Do total arrecadado pela Enel SP, apenas 22,1% correspondem à parcela da própria distribuidora”, afirma o Hugo Lamin, Diretor de Regulação da Enel Brasil.
Por: Estadão Conteúdo
Número um do mundo, a belarussa Aryna Sabalenka confirmou o favoritismo, se vingou da derrota…
O Altas Horas de hoje, sábado, 6, traz como convidados Clara Moneke, Jeniffer Nascimento, Narcisa…
O Athletico-PR conquistou uma vitória importante, ao derrotar o Botafogo-SP por 3 a 1, neste…
Um acidente com um carro desgovernado neste sábado, 6, na cidade costeira de Pirou, na…
O acidente no Elevador da Glória em Lisboa, que resultou na morte de 16 pessoas…
O lateral-direito Vitinho aproveitou a oportunidade de trabalhar com Carlo Ancelotti na seleção e com…
This website uses cookies.